Modelo de plano de comunicação
A comunicação é uma etapa importante na implantação das soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e, em especial, do Sistema Eletrônico e Informações (SEI!). Nossa sugestão é planejar a comunicação em duas frentes:
Comunicação interna
Responsável por disseminar adoção do sistema para servidores e colaboradores da organização
A divulgação interna deve fazer parte do Plano de Comunicação e é uma etapa muito importante dentro da fase de implantação das soluções do Processo Eletrônico Nacional como o Sistema Eletrônico de Informações -SEI!, pois o sistema promove uma mudança de cultura e hábitos na rotina dos servidores que vão utilizar o sistema.
Antes de divulgar para o público externo, por meio de notícias e eventos, é importante envolver, informar, sensibilizar e motivar o público interno (gestores, servidores e colaboradores do órgão/entidade/instituição) para buscar apoio de todos nesse processo de implantação e adaptação.
Comunicação externa
Fase de divulgação da mudança para a sociedade e parceiros externos
A divulgação externa deve estar prevista no Plano de Comunicação e é o momento de divulgar a mudança para a sociedade e para os parceiros e usuários externos que também terão acesso aos sistemas e soluções do Processo Eletrônico Nacional.
Podem fazer parte da divulgação externa:
- Publicação de release para a imprensa;
- Notícias no site institucional e nas redes sociais;
- Eventos ou webinários de lançamento;
- Publicação de informações sobre o sistema e links de acesso para usuários internos e externos com demais orientações no portal institucional.
Uma boa campanha de comunicação garantirá que a mudança seja bem recebida por todos. Para ajudar as equipes responsáveis por essa etapa, separamos algumas orientações e sugestões para iniciar um planejamento de comunicação.
A divulgação externa deve estar prevista no Plano de Comunicação e é o momento de divulgar a mudança para a sociedade e para os parceiros e usuários externos que também terão acesso aos sistemas e soluções do Processo Eletrônico Nacional.
Podem fazer parte da divulgação externa:
- Publicação de release para a imprensa;
- Notícias no site institucional e nas redes sociais;
- Eventos ou webinários de lançamento;
- Publicação de informações sobre o sistema e links de acesso para usuários internos e externos com demais orientações no portal institucional.
ARTES E BANNERS
Disponibilizamos também modelos de banners (editáveis) em diferentes formatos. Baixe aqui as artes, fontes e os elementos visuais com as logos do SEI e do MGI para compor novas artes que vão auxiliar a divulgação do SEI no seu órgão/entidade.
MODELO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO
Sugestão com etapas e ações que podem ser adotadas para planejar a comunicação interna e externa:
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Como |
Exemplo |
Objetivo |
Liste os principais objetivos da comunicação interna. Eles devem ser específicos, mensuráveis e alinhados aos objetivos gerais da empresa |
O objetivo é apresentar o novo sistema ou solução, com suas vantagens e ferramentas, para os servidores, colaboradores, funcionários e cidadãos, por meio de campanhas de comunicação interna e externa. |
Público-Alvo |
Identifique os diferentes grupos de colaboradores que serão alcançados pela comunicação interna e externa |
Comunicação Interna: Servidores, funcionários, colaboradores, estagiários que serão impactados com a implantação da nova solução. |
Mensagens-chave |
Enumere as mensagens-chave que você deseja transmitir aos colaboradores para atingir os objetivos definidos. |
“Conheça o Sistema Eletrônico de Informações, SEI!” |
Canais de comunicação |
Liste os canais de comunicação que serão utilizados para transmitir as mensagens. Isso pode incluir e-mails, intranet, murais, reuniões, etc. |
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Cronograma |
Defina um cronograma simples com as datas em que cada ação de comunicação será realizada. Isso pode ser dividido em semanas ou meses. |
O cronograma de divulgações deve estar alinhado ao cronograma de implantação para que os comunicados e ações atinjam os objetivos esperados em cada fase e com cada público-alvo definido.
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Conteúdo e formato |
Indique o tipo de conteúdo e formato que será utilizado em cada canal. Por exemplo, se será um e-mail com texto ou um pôster visual. |
Identidade Visual |
Responsáveis |
Atribua responsabilidades claras para cada ação de comunicação, especificando quem será o responsável por executá-la |
Exemplo:
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Ações de comunicação |
Liste as ações específicas que serão realizadas, associando cada ação ao objetivo correspondente, público-alvo, mensagem-chave e canal de comunicação. |
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Avaliação/indicadores |
Estabeleça indicadores-chave de desempenho simples para medir o sucesso das ações |
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Riscos relacionados |
Comunique sempre que possível, no momento certo e para o público certo para evitar ruídos, notícias falsas, desmotivação e desalinhamento estratégico. |
Toda mudança de rotina e cultura organizacional pode enfrentar resistência natural ao novo e desconhecido.
O engajamento da equipe é essencial para o sucesso da implantação. |