Perguntas e Respostas - Pesquisa Vozes no Serviço Público
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O que é a pesquisa VOZES?
VOZES é uma pesquisa periódica, realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que está ouvindo os servidores para conhecer demandas e pontos de vista, reunindo assim subsídios para aprimorar as políticas de gestão de pessoas.
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Por que fazer uma pesquisa?
Entendemos que a gestão de pessoas precisa e pode ir além das práticas comuns da gestão de pessoas e dos dados já oferecidos pelo Sougov para conhecer mais profundamente o perfil e a necessidade dos servidores públicos.
Por isso, a pesquisa fornecerá dados e evidências sobre gestão de pessoas para gestores do Governo Federal a partir da perspectiva dos servidores públicos federais, como por exemplo motivação, engajamento, oportunidades, carga de trabalho, entre outras características.
Além disso, a implementação de uma pesquisa periódica como o Vozes atende às recomendações de boas práticas internacionais, que propõem ao governo brasileiro a implementação de uma estratégia de employee voice, ou seja, de voz do servidor.
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Que metodologia será usada para a pesquisa?
A pesquisa está sendo realizada por meio da aplicação da metodologia survey, utilizada para obter dados ou informações sobre características, ações e opiniões de determinado grupo. Essa estratégia enfatiza as características das instituições e o perfil dos profissionais. O modelo tem inspiração em duas iniciativas, a Global Survey of Public Servants – GSPS (Pesquisa Global de Servidores Públicos) e a Federal Employee Viewpoint Survey - OPM-FEVS (Pesquisa de Opinião sobre Funcionários Federais).
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Quem pode participar da pesquisa?
Todos os servidores públicos federais ativos incluindo os temporários, comissionados com ou sem vínculo efetivo.
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Onde poderei responder?
No SouGOV, em um módulo que foi desenvolvido especificamente para essa finalidade. O servidor deverá acessar o Sougov preferencialmente no computador para ter uma melhor experiência.
Acessar: www.gov.br/sougov;
Logar com seu CPF e senha gov.br.
Acessar "PESQUISAS" pelo menu lateral ou pelo Sininho:
A pesquisa Vozes do Serviço Público aparece para ser respondida:
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Quanto tempo leva para responder e quantas perguntas tem a pesquisa?
O questionário está dividido em 15 blocos, totalizando 71 perguntas. Estima-se que serão necessários no máximo 25 minutos para ser respondido.
É muito importante que o servidor separe um tempo para responder o questionário com calma e atenção.
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Minhas respostas serão anônimas?
SIM! Embora a Pesquisa Vozes seja respondida pelo aplicativo SouGov, todas as respostas serão analisadas sem que haja identificação de quem respondeu, por meio da anonimização dos dados, garantindo a confidencialidade ao processo.
Além disso, o Termo de Uso e Aviso de Privacidade traz para o servidor com clareza qual o tratamento que será realizado com os dados.
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Posso ser perseguido ou sofrer alguma retaliação com minhas respostas?
NÃO. A pesquisa será anônima, assim não será possível identificação do servidor em suas respostas. Não há nenhum interesse do MGI em analisar resposta individualizadas, pois as respostas gerarão insumos e diagnósticos para se aperfeiçoar as políticas de forma geral. O MGI quer que a pesquisa VOZES seja fidedigna e reflita a realidade do servidor público e para isso espera que as respostas sejam livres de qualquer pressão.
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Quando irá acontecer?
A pesquisa foi lançada no final de outubro, aproveitando as comemorações do dia do servidor público.
Ela ficará disponível para ser respondida de até o dia 1 de dezembro.
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Se eu começar a responder posso parar e voltar a responder o restante depois?
Sim, suas respostas ficarão salvas até que sejam enviadas ao final clicando no botão “enviar tudo”.
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E depois? O que acontece?
Os resultados agregados da pesquisa serão disponibilizados nos sites do Observatório de Pessoal, do MGI e da Enap para que possam ser consultados por toda a sociedade, até para que possam servir de subsídios a outros estudos e pesquisas. E a partir dele ações de políticas públicas serão aprimoradas e desenvolvidas!
Com a pesquisa, a VOZ do servidor será considerada como elemento chave. Assim, haverão subsídios para que sejam desenvolvidas ações para melhorar as condições de trabalho, o ambiente organizacional e o planejamento estratégico.
Com essa perspectiva, tende a haver maior valorização do servidor e um desempenho com mais eficiência, eficácia e efetividade nas entregas de resultados à sociedade. Os resultados também podem ser usados para monitorar e enfrentar questões que afetam o desempenho do servidor, como desmotivação, baixo engajamento e adoecimento.
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Não recebi a pesquisa. O que fazer?
Caso não tenha recebido a pesquisa, pode ser que ela tenha sido disparada para um outro vínculo seu, em outro órgão. Caso verdadeiro, você pode acessar, mesmo que o vínculo não seja o seu atual, e reponder utilizando como referência a organização que você se encontra atualmente.
E caso de fato não tenha recebido, solicitamos por gentileza que envie um e-mail com seu Nome Completo ou CPF e Orgão para vozes@gestao.gov.br para que possamos fazer a pesquisa chegar até você.
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Ainda tenho questionamentos sobre a pesquisa. O que fazer?
Agradecemos seu interesse! Por gentileza, envie um e-mail para vozes@gestao.gov.br para que possamos te atender.
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O que é a pesquisa VOZES?