Notícias
SPU participa de treinamento em emergências químicas
Brasília, 3/5/2010 – A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representada pela servidora Selma Ferreira Dutra Arrais, do Departamento de Incorporação de Imóveis (DII), participou do treinamento Atención a las Emergencias Químicas Involucrando COPs Del Convenio de Estocolmo, realizado no período de 26 a 29 de abril, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O treinamento teve como objetivo a disseminação de conhecimentos técnicos e práticos sobre a atenção às emergências químicas com compostos orgânicos persistentes (COPs) do Convênio de Estocolmo, incluindo técnicas de avaliação, vigilância e monitoramento.
A participação da SPU no treinamento se deve ao registro e/ou suspeita da presença de passivos ambientais em alguns imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). Esses passivos são problemas ambientais relacionados a produtos como ascarel, que é um fluido contaminante largamente utilizado em transformadores na década de 1980, e ao creosoto, composto utilizado para proteção de dormentes de linha férrea, com fins de evitar a deterioração da madeira. Estes produtos são enquadrados como COPs.
“É muito importante a oportunidade de integração e troca de experiências com outros países e também outros setores que têm consciência do risco dos COPs . afirma Mírian de Oliveira, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O treinamento, direcionado a profissionais do setor público que atuam em áreas de meio ambiente, saúde, segurança, processos industriais, armazenamento e transporte da América Latina, contou com representantes do Chile, Uruguai, Peru, México, Equador, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Colômbia e Paraguai, além de representantes de estados e organismos públicos e privados do Brasil.