Notícias
SPU/MS regulariza imóveis da RFFSA
Campo Grande, 21/2/2010 – A Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS) vem trabalhando no sentido de sensibilizar os prefeitos cujos municípios fazem parte da malha viária da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) a transformar os imóveis, abandonados há mais de dez anos e em estado precário de conservação, em áreas de interesse cultural.
Assim, antigas estações, galpões e casas nas cidades de Corumbá e Miranda (no distrito de Porto Esperança), bem como as estações respectivas ao Trem do Pantanal (Piraputanga, Aquidauana, Taunay, Sidrolândia, Maracaju, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã) poderão se transformar em centros culturais, fundações ou institutos de cultura do município.
Diante da necessidade de anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram realizadas reuniões com a superintendência do Iphan/MS, com o objetivo de regularizar esses imóveis.
“Essas ações visam preservar a memória ferroviária em Mato Grosso do Sul, tendo em vista o caráter cultural dos imóveis que de forma contundente contribuíram com a história do Estado, afirmou o superintendente Mario Sergio Sobral Costa.