Notícias
SPU lança projeto de regularização em Tocantins
Brasília, 6/11/2007 - O título definitivo de imóvel é o tema da audiência pública a ser realizada na manhã de sexta-feira, 9 de novembro, na Feira Coberta da cidade de Bernardo Sayão (TO), pela Secretaria do Patrimônio da União - SPU, integrante da estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão MP.
A audiência pública servirá para o lançamento do projeto de regularização fundiária na localidade e contará com a presença de Lucilene de Lira Alves, gerente regional do Patrimônio da União em Tocantins, e de Maria Benta de Mello Azevedo, prefeita de Bernardo Sayão.
Os imóveis de propriedade da União a serem objetos de regularização surgiram de um assentamento agrícola do Incra, que, com o passar dos anos, acabou por se tornar uma cidade tocantinense. A área será urbanizada, com infra-estrutura adequada e melhor qualidade de vida.
Em Bernardo Sayão, a regularização fundiária será promovida numa parceria do Governo Federal e do município. O instrumento jurídico utilizado será a Cessão Gratuita sob o Regime de Aforamento, modalidade de inclusão social criado para beneficiar famílias de baixa renda.
Tem como base a nova legislação sobre regularização fundiária a Lei 11.481/2007, que visa acelerar o processo de regularização fundiária de interesse social e a contribuição dos imóveis da União aos programas habitacionais, buscando a simplificação e a desburocratização destes processos.
O projeto de regularização fundiária é uma meta de inclusão social a alcançar, de acordo com os megaobjetivos e desafios do Plano Plurianual do Governo Federal. Muitas áreas também estão incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).