Notícias
SPU conclui desocupação de faixa de praia no Rio Grande do Sul
Porto Alegre, 12/01/2011 – Foram concluídos na última semana de dezembro, pela Secretaria do Patrimônio da União, os trabalhos de demolição do Bar Onda no município de Capão da Canoa (RS).
O bar, construído integralmente sobre a faixa de praia, totalizava 1.400 m² de área construída em alvenaria. Com o mar em nível normal, restavam menos de 20 metros de areia a sua frente (fachada leste da construção).
Os procedimentos administrativos para remoção datavam dos anos 90, mas os proprietários do estabelecimento haviam ingressado com diversas ações judiciais e recursos, utilizando-se de todos os meios possíveis para obstruir e postergar os trabalhos de demolição. Após o esgotamento de todas as possibilidades, o Judiciário Federal determinou a reintegração de posse à União que, por meio da SPU/RS, promoveu a demolição, devolvendo a praia ao uso comum do povo.
Para a superintendente Rose Carla Silva Correia, a derrubada do Bar Onda constitui um marco na historia da SPU/RS. Segundo suas palavras, “mesmo diante de todos as dificuldades encontradas, conseguimos cumprir nossa missão de devolver a faixa de praia ao povo.
As fotos que ilustram este texto mostram a situação antes, durante e depois da demolição.
Vista da fachada a partir do calçadão para a praia | A Superintendente e o chefe da DIIFI, Eng. Ronaldo Schedler acompanharam os trabalhos | A praia limpa, entregue ao uso comum do povo (vista do mesmo ponto da primeira foto) |
Matéria enviada por Paula Ortiz, monitora de comunicação da SPU/RS.