Notícias
SPU/AM participa de GT de Turismo Náutico
Manaus, 20/9/2010 - As atividades do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico - resultado da parceria que reúne representantes dos ministérios do Turismo, Trabalho, Meio Ambiente e Secretaria do Patrimônio da União (SPU) - tiveram início no último dia 10, na capital amazonense.
A iniciativa tem a tutela e coordenação do Ministério do Turismo e envolve ajustes finais no projeto pedagógico (ensino, pesquisa e extensão), visando a qualificação da mão de obra local para tornar Manaus um ponto estratégico para o desenvolvimento da atividade.
De acordo com o diretor de estruturação, articulação e ordenamento turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, essa formação possibilita maior visão sobre o segmento de turismo náutico, além de servir ao aperfeiçoamento de técnicas comuns já utilizadas por profissionais.
Ao citar a demanda reprimida por trabalhadores capacitados na área turística em Manaus, o executivo afirmou que aposta no sucesso dos cursos, uma vez que eles abrirão possibilidades de novas frentes de trabalho nos setores de manutenção de embarcações turísticas regionais e navios de cruzeiro. "O turismo náutico está em franca expansão no país e precisamos trabalhar na sua estruturação, criando oportunidades de geração de emprego e de novos negócios. E é isso que queremos incentivar", destacou.
O coordenador de Regularização Fundiária da SPU/AM, Alexandre Lemes, lembrou que a recuperação e revitalização da orla fluvial, que vem ocorrendo desde o início do Projeto Orla, desenvolvido pela superintendência, são rearranjos funcionais que agregarão os valores das políticas públicas ao desenvolvimento do turismo local.
Lemes acredita que esse reordenamento das áreas de várzea nos rios federais tornará mais atrativas as localidades ribeirinhas e valorizará a capital amazonense. "Estamos fazendo a nossa parte na evolução do turismo amazonense a partir da aplicação de políticas sociais que resultem em melhor qualidade de vida, emprego e renda à população local. Por isso, damos nosso apoio incondicional", observou.
Além dos representantes da SPU/AM e dos ministérios envolvidos, o Grupo de Trabalho Náutico será composto por técnicos das empresas atuantes no setor, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Agência Reguladora de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Vigilância Sanitária, entre outros.
No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, o setor de cruzeiros marítimos cresceu 374% no número de passageiros entre as temporadas 2004/2005 e 2008/2009. O projeto prevê a formação de 3.500 trabalhadores em 13 cidades, incluindo Manaus. Entre os dez cursos propostos estão o de garçom, barman, recepcionista, eletricista de embarcações, mecânico e marceneiro naval.