Notícias
Experiência da SPU com área de Várzea é premiada pela ENAP
Brasília, 4/12/2007 O projeto Nossa Várzea Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, está entre as 10 melhores práticas selecionadas pelo 12º Concurso Inovação na Gestão Pública.
O prêmio é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento e tem o apoio da Embaixada da França e da Cooperação Espanhola.
O projeto regional desenvolvido pela SPU segue o novo modelo de gestão compartilhada do patrimônio que vem sendo adotado pela Secretaria. Desenvolvido pela Gerência Regional do Patrimônio da União, no Pará, (GRPU/PA), visa promover a regularização fundiária de ocupações em terras públicas, utilizando, no caso das populações ribeirinhas, um instrumento denominado Termo de Autorização de Uso.
O documento representa modernização administrativa, pois, ao ser entregue às famílias, a União reconhece o direito à ocupação e possibilita a exploração sustentável das áreas de várzeas.
Além disso, o Termo de Autorização de Uso serve como comprovante oficial de residência e assegura, à família beneficiada, acessos à aposentadoria, a recursos do PRONAF e a outros programas sociais do governo federal.
Com a iniciativa, já foram beneficiadas cerca de 6.000 famílias ribeirinhas, principalmente as que residem no Arquipélago do Marajó, composto por cerca de 500 ilhas. Na quinta-feira, 6 de dezembro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva estará em Breves, cidade marajoara, para a entrega de 11 mil Termos de Autorização de Uso o que beneficiará famílias que, apesar de residirem há décadas na região, nunca tiveram seus direitos reconhecidos. Para Lula, investir em segurança na posse dos ribeirinhos é investir em um País de todos.
Além da prática da SPU a ENAP, por meio do concurso Inovação, também identificou e irá premiar as seguintes experiências:
- Caixas Receptoras de Correspondências confeccionadas com Material Reciclável (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ECT);
- Cartão do Cidadão (Caixa Econômica Federal CEF);
- Censo Previdenciário: soluções inovadoras para atualização cadastral (Instituto Nacional do Seguro Social INSS);
- Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE);
- Minibibliotecas da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA);
- Portal da Transparência (Controladoria-Geral da União CGU);
- Processos de Qualificação do Cadastro Único de Políticas Sociais de Governo (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS);
- Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras SMMT (Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA) e
- Sistema de Pré-qualificação de Marcas e Produtos Médico-Hospitalares (Instituto Nacional de Câncer INCA).
A entrega de prêmios do 12º Concurso Inovação na Gestão Pública está prevista para março de 2008. Durante o evento da premiação, os responsáveis pelas iniciativas farão as apresentações de suas inovações e, somente então, será anunciada a classificação.
Os prêmios do concurso são: visita técnica à França, para o primeiro colocado; vaga no Curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP, para o segundo colocado; vagas em Curso de Desenvolvimento Gerencial, para os premiados da terceira à décima colocação; e visita técnica à Espanha para o Prêmio Destaque Gestão de Políticas Públicas de Inclusão Social.
De acordo com os organizadores do concurso, todas as iniciativas vencedoras serão publicadas em um livro, a ser editado pela ENAP em janeiro do próximo ano, e farão parte do Banco de Soluções que apresenta, no site http://inovacao.enap.gov.br, experiências inovadoras do governo comprovadamente eficazes e que sirvam de inspiração ao desenvolvimento de novas idéias para melhorar o atendimento à sociedade.