Notícias
Entrega de espaços em águas da União garantem aquicultura e desenvolvimento
Curitiba, 28/9/09 - A Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Paraná (SPU/PR) formalizou na última quarta-feira a entrega de espaços físicos em águas de domínio da União ao Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).
Um dos espaços físicos está localizado na Ilha do Maciel, na Baía de Paranaguá, no município de Pontal do Paraná, e será destinado à produção de ostras do mangue.
O outro espaço fica na localidade Água da Alegria, na Represa Hidroelétrica de Canoas I. Localizado em Itambaracá, a 344 km de Curitiba, na divisa com o estado de São Paulo, servirá à produção de tilápias do Nilo em sistema intensivo.
As finalidades se voltam ao estímulo do desenvolvimento ordenado de projetos de aquicultura, proporcionando um expressivo aumento da produção, e à democratização do uso das águas públicas pertencentes à União. Também entram em conta a geração de emprego e renda para as famílias de pescadores locais e a inclusão social, com impacto ainda na garantia de maior oferta ao mercado interno e no incremento no volume de produtos para exportação. Tudo isso sem perder o incentivo turístico, resultante da pesca amadora.
O ato de assinatura contou com a presença do superintendente do estado, Dinarte Antonio Vaz, e do superintendente de Pesca e Aqüicultura do Paraná, José Wigineski.