Notícias
Cartilha orienta projetos de trens turísticos e culturais
Brasília, 15/7/2010 – Foi realizado, no período de 8 a 10 de julho, na cidade goiana de Pirenópolis, o 2o. Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que lançou a “Cartilha de Orientação para Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais.
A secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento (SPU/MP) esteve representada pelos servidores Luiz Eduardo Lima de Rezende e Iraneide Fernandes da Rocha, ambos do Departamento de Incorporação de Imóveis (DEINC) e membros do Grupo de Trabalho que trata de trem turístico, e que, em conjunto com representantes de diversos órgãos do Governo, construíram a cartilha apresentada em Pirenópolis.
Dentre os temas discutidos no encontro destacam-se “A importância dos condutores especializados em interpretação do patrimônio histórico-cultural: inserindo a comunidade local no mercado turístico e “Turismo e Patrimônio Cultural.
Segundo Luiz Eduardo, a iniciativa tem como objetivo uma maior aproximação com Estados, municípios e sociedade civil organizada, garantindo, assim, mais transparência e agilidade na análise dos pleitos apresentados, tendo em vista o agrupamento dos diversos atores responsáveis pela análise de projetos que venham garantir a utilização de imóveis da extinta RFFSA para a preservação da história, arte e cultura regional e nacional.
Desse modo, parcerias com outros órgãos, com outros entes federados e com a sociedade civil, ajuda a consolidar as diretrizes estabelecidas pela Secretaria do Patrimônio da União, afirma Iraneide. Ela ressalta ainda que a cartilha está disponível na página Publicações do sitio do Ministério do Turismo, órgão que centralizará as solicitações sobre o tema.