Rede SPUGeo
Os trabalhos de tratamento de dados geográficos na SPU sempre se apresentaram como desafios em função do baixo conhecimento interno e da pouca oferta de produtos cartográficos necessários para o cumprimento das demarcações de áreas da União e da regularização fundiária dos imóveis.
Para dirimir essa questão, a partir de 2016 foi realizado intenso investimento em parcerias com Universidades Federais em alguns Estados no sentido de evoluir a produção técnico-científica do assunto geoinformação, notadamente para a SPU.
Para isso, foram utilizados como princípios as diretrizes da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, as especificações técnicas da INDE produzidas no âmbito da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e do IBGE e as boas práticas de produção e publicação de dados geoespaciais preconizados pelo Open Geospatial Consortium - OGC.
O instrumento que a SPU vem utilizando para manter a Rede SPUGeo é o Termo de Execução Descentralizada, os TEDs. Trata-se de uma descentralização de recurso orçamentário e financeiro entre instituições federais que compartilham o mesmo orçamento dividido em grandes ações orçamentárias.
O primeiro ciclo foi entre 2016 e 2018, o segundo entre 2019 e 2020 e atualmente implementamos o terceiro ciclo a partir de 2021. Vários pesquisadores nacionais já conheceram e atuaram neste projeto da SPU que ganha cada vez mais resultados com metodologias, produção de dados e implementações tecnológicas cada vez mais adequadas às necessidades de gestão dos imóveis da União.
PAPEL DAS INSTITUIÇÕES
Da parte da SPU, a rede está instituída com a coordenação em Brasília pela antiga CGCIG/SPU, atual CGDAG/DEMIN/SPU, e os Núcleos de Geoinformação nas Superintendências da SPU que já foram criados. Nem todos os Estados já têm este núcleo, mas o objetivo é que isso se amplie todo ano.
Da parte das Universidades são montadas equipes de pesquisa que, por intermédio de seus respectivos professores coordenadores, executam o plano de trabalho estabelecido. São elas:
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
Universidade Federal do Ceará - UFC
No primeiro ciclo participaram também:
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Universidade Federal Fluminense - UFF
Entre as atribuições das universidades parceiras, constam: a validação do método apresentado pela SPU, participação dos professores/coordenadores na elaboração e execução das oficinas de aprimoramento, assim como a participação de alunos bolsistas na aplicação do método em si.
TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS
A parceria entre a SPU e as Universidades convidadas possibilita o diálogo, a troca de experiências, a multiplicação de práticas, ações e procedimentos técnicos de catalogação e conversão cartográfica e publicação, além da geração de resultados com mútuos interesses, por meio de intercâmbio científico e tecnológico com o meio universitário. O intercâmbio científico e tecnológico se dará por meio da infraestrutura de pesquisa, organização, preservação e disseminação de acervo cartográfico da SPU, de forma a entender a necessidade de busca e utilização da informação espacial do patrimônio imobiliário da União de interesse dos gestores públicos, pesquisadores, estudantes e da sociedade de um modo geral.
EQUIPE TÉCNICA
EQUIPE TÉCNICA CGDAG/SPU - Brasília
Cárita da Silva Sampaio. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6973953265317408. Graduação em Geografia (UnB), especialização em Geoprocessamento (Geociências/UnB) e Mestrado em Geoprocessamento para a Gestão Territorial e Ambiental (Geografia/UnB). Doutorado em Ciência da Informação da UnB com ênfase em Arquitetura da Informação Geográfica. Geógrafa da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União no Ministério da Economia desde 2006, atuou cedida da SPU/ME à Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) como Gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação no período 2011-2015, dedicada à espacialização das pesquisas socioeconômicas, à criação e implementação da infraestrutura de dados espaciais (IDE), e à coordenação do projeto de Governança Metropolitana no Brasil em parceria com o IPEA no período de 09/2011 a 06/2015. Retornou à SPU em 07/2015 para atuar no Programa de Modernização do Patrimônio da União. Atualmente é Coordenadora-Geral de Gestão de Base de Dados e Geoinformação na SPU.
Alexandre Nepomuceno Charnaux Sertã: Geólogo pela Universidade de Brasília - UnB (2014) e Pós graduação Executiva em Petróleo e Gás Natural – COPPE/UFRJ (2016). Atualmente é Geólogo do Ministério da Economia, na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.
Clauber Teixeira Rodrigues: Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal. Profissional da área de tecnologia há mais de 25 anos, participando do desenvolvimento de diversos sistemas de informação ao longo da vida profissional. Atuou na CGCIG de 2017 a maio de 2022, desempenhando funções de gestão e qualidade de dados, desenvolvendo projetos na área de Inteligência de Negócios para a Secretaria.
Daniel Junges Menezes: Graduado em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Graduado em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Desde de 2017 ocupa o cargo de Geógrafo junto à antiga CGCIG, atual CGDAG, da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, órgão que compõe o Ministério da Economia.
Jailto Daniel Nascimento de Souza: Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Anhanguera - Distrito Federal. Desde de 2010 ocupa o cargo de Agente Administrativo no Ministério da Economia, atuando junto a Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal a partir de 2013 e junto a Secretaria do Patrimônio da União desde de 2016. Atualmente desempenha suas atividades na antiga CGCIG, atual CGDAG, desenvolvendo painéis gerenciais com uso das ferramentas QlikView e QlikSense.
Jessica Carvalho Vianna Co: Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista em Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Geoprocessamento pela PUC Minas e atualmente cursa Especialização em Ciência de Dados pela FURG. Foi Bolsista de Graduação na Washington State University/EUA pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Ingressou no serviço público no cargo de Engenheira na Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais em 2016, onde participou da criação do Núcleo de Geoinformação da SPU-MG. Atuou na CGCIG de 2018 a maio de 2022.
Péricles Soares de Moura: Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Ingressou no serviço público no cargo de Técnico de Nível Superior na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União em Brasília em 2006, onde já atuou nas áreas de Tecnologia da Informação, Caracterização, Logística, Receitas Patrimoniais e Programa de Modernização. Atualmente desempenha suas atividades na antiga CGCIG, atual CGDAG, desenvolvendo e implementando estratégias para melhoria da qualidade de dados da SPU.
EQUIPE TÉCNICA SPU SUPERINTENDÊNCIAS
Andres Camilo Rodriguez Hurtado – SPU/AM: Graduado em Geologia na modalidade “Sandwich” pela Universidade Federal do Amazonas e pela Universidade de Alicante, Reino da Espanha. Mestrando em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas. Geólogo da Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas, Ministério da Economia, onde coordena a Unidade Regional de Geoinformação – Norte. Desenvolve atividades voltadas a caracterização, demarcação e fiscalização do patrimônio imobiliário da união, utilizando principalmente ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
Eduardo de Avelar Solano Martins- SPU/BA: Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PROMINAS e Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNICESUMAR, conclusão prevista para jul/17. Experiência na área de manutenção industrial, com atuação em empresas de grande porte, principalmente no segmento químico, petroquímico, metalúrgico e de telecomunicações. Servidor Federal Efetivo há 2,5 anos, atuando inicialmente no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços na Coordenação de Arranjos Produtivos Locais, e posteriormente no Ministério da Economia, na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, unidade regional – SPU/BA, na área de gestão.
Ícaro Azevedo da Silva - SPU/RJ: Graduado como Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Gestão de Bancos de Dados pelo INFNET e certificado em Design de Sistemas Corporativos de Informação Geográfica pela Esri. Possui mais de 10 anos de atuação profissional analista GIS em empresas desenvolvedoras de soluções, como as representantes Esri e Autodesk no Brasil. E também em empresas que aplicam geotecnologias em seus processos de negócios, como Petrobras e Ecology and Environment. Desde janeiro de 2017 é servidor no Ministério da Economia na Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro.
Janaína Valeska Raposo Viana - SPU/RJ: Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós graduação lato sensu em Gestão para Qualidade do Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuação acadêmica na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Geografia Agrária e Meio Ambiente. Atuação profissional na área de Planejamento Urbano, em projetos de regularização fundiária, provisão habitacional e saneamento básico integrado. Atualmente, executa atividades de identificação, caracterização e demarcação de áreas de domínio da União, na Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro.
Juliano Luiz Pinzetta - SPU/SC: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás, cursando Pós Graduação em Geoprocessamento na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, atuando como Coordenador de Caracterização e Incorporação da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina.
Ramille Araujo Soares de Paula - SPU/MG: Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, também pela UFMG. Analista de infraestrutura atuando na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, desde 2009, principalmente na demarcação de terrenos marginais da União, buscando ferramentas atuais visando o melhoramento destes processos via a geomorfologia fluvial e o geoprocessamento. Atualmente é responsável pela divisão de caracterização e controle do patrimônio da União em Minas Gerais.
EQUIPE TÉCNICA UNIVERSIDADES
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
Professores Coordenadores da UFMG
Clodoveu A. Davis Jr. (2016 - 2018): Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como docente em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em geoinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados geográficos, sistemas de informação geográficos (SIG), infraestruturas de dados espaciais, geoprocessamento, modelagem de dados geográficos, geocodificação e aplicações urbanas de SIG.
Vagner Braga Nunes Coelho (04/2019 até o momento): Graduado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), Mestre em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutor em Ciências dos Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2015). Atualmente é professor no Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados Geográficos (BDG), Similaridades Cartográficas, Modelagem de Sistemas Ambientais e Análise de Sistemas Ambientais.
Pesquisadores da UFMG
André Augusto Breder Stofel (08/2019 a 12/2019 e 02/2020 a 05/2020): Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formado em Técnico em Metalurgia pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG/OP). Possui experiência em docência através de bolsa de extensão em Projeto de Residência Pedagógica em Geografia - UFMG e em voluntariado em cursinhos populares nas escolas (Escola Municipal Professor Domiciano Vieira e Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes). Além disso, estagiou em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) com enfoque em cartografia e geoprocessamento.
Carolina Guimaraes Santos (03/2019 a 12/2019, 02/20230 a 02/2020; 04/2020 a 04/2020; 01/2021 até o momento): Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG(2019). Mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez estágio na Empresa de Informática e Informação do município de Belo Horizonte (PRODABEL), onde realizou trabalhos de mapeamento e catalogação de base de dados geoespaciais. Também foi bolsista pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), atuando em projeto de mapeamento e validação de imóveis e terrenos sob gestão federal. Participou de grupo de estudos em Humanidades e Sociedade Contemporânea, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT).
David Alexander Antunes de Oliveira (03/2020 a 05/2020): Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em programação na linguagem Python.
Felipe Fernandes Ladislau (03/2019 a 05/2019): Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Mestrado em Geografia Aplicada e Geotecnologias em andamento pela mesma instituição. Pós-graduando em Geoprocessamento e Análise Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui experiência em Cartografia, Cartografia Temática, Cartografia Digital, Geoprocessamento e análises espaciais envolvendo Sistemas de Informação Geográfica (SIG) através de bolsas, vínculo empregatício e projetos desenvolvidos em instituições públicas como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), além da iniciativa privada, atravpes da Arcadis Logos S.A. e de prestação de serviços freelance. Também possui experiência e trabalhos na área da educação, tendo atuado em projetos dentro do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, bem como pela docência plena na rede pública estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Atualmente possui bolsa de mestrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desenvolvendo pesquisa na área de Análise espacial, mais especificamente em áreas de influência em redes de transporte público.
Felipe Gabriel Silva Alves (06/2019 a 12/2019 e 02/2020 a 05/2020): Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais; Graduando em Geografia na modalidade Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais; Participante do grupo de pesquisa RIVUS - Geomorfologia e Recursos Hídricos (CNPq); Estagiário pela Universidade Federal de Minas Gerais; Estagiário em Gestão de Recursos Hídricos no Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM; Estagiário na Superintendência do Patrimônio da União - SPU; Estagiário em Geoprocessamento na Empresa Ferreira Rocha Gestão de Projetos Sustentáveis LTDA; Estagiário em Geoprocessamento pela empresa Centro de Inteligência Territorial.
Fredy Sales Ribeiro (01/2021 até o momento): Ex-bolsista no projeto de pesquisa "Integração do Cadastro Único com Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatístico Através da Modelagem de um Banco de Dados Espacial" do Departamento de Cartografia da UFMG. Técnico em Nutrição e Dietética pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assessor de Comunicações e Marketing do Face Educa e da Semana de Engenharia Civil (SEC).
Guilherme Henrique Rodrigues Nascimento (03/2019 a 12/2019 e 02/2020 a 03/2020): Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrando em Ciências da Computação na mesma Universidade Tem experiência na área de computação, atuando como monitor da disciplina de Programação de Computadores na mesma universidade. Experiência com desenvolvimento e pesquisa de Sistemas de Informações Geográficas no Laboratório de Banco de Dados - UFMG. Bolsista em Proejto de Extensão junto à Unidade Regional de Geoinformação da Secretaria de Patrimônio da União em Minas Gerais.
Lanna Kallen Parreiras (01/2021 até o momento): Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Técnica em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG. Experiências acadêmico-profissionais em construções sustentáveis a seco, pavimentos porosos e tratamento de efluentes. Projetista com ênfase em projeto luminotécnico. Voluntária em um projeto social voltado para o ensino de matemática para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Lucas Saliba Santos (03/2019 a 07/2019): Mestrando em Geografia, na linha de Geografia aplicada e geotecnologias, dentro da área de Análise Ambiental. Possui Especialização Lato Sensu em Geoprocessamento no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2015), tendo realizado parte da graduação na Technische Universität München (TUM, 2012-2014), através do programa Ciências Sem Fronteiras. Atualmente é arquiteto e urbanista consultor na Aluvial Engenharia e Meio Ambiente Ltda. e bolsista de pós-graduação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes projetos que relacionam planejamento urbano e geoprocessamento.
Luisa Gomes Soares Lins Peixoto (01/2021 até o momento): Estudante de Engenharia Civil na UFMG, monitora de Matemática e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Técnica em Edificações pelo CEFET-MG. Premiada e finalista em feiras de Ciências e Engenharia no Brasil e ex-participante de Iniciação Científica Voluntária Júnior.
Luiz Gabriel Rodrigues Morais (01/2021 até o momento): Estudante de Engenharia Civil na UFMG e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).Tem experiência na área de Matemática e Construção Civil.
Seive Romaric Mariano Monnou (09/2019 a 12/2019): Graduado em Matemática Computacional pela UFMG. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, Teoria dos grafos, Criptografia, análise de desenvolvimento de software.
Universidade Federal da Bahia UFBA
Professores Coordenadores da UFBA
Artur Caldas Brandão (2016 - 2018): Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia Eletro Mecânica da Bahia (1987), com mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Atua principalmente nas seguintes áreas: cadastro territorial, geodésia / GNSS, topografia. No período de julho/2012 a abril/2015 foi Diretor de Inovação da FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
Fabíola Andrade Souza (2018 - até o momento): Bacharel em informática pela Universidade Católica do Salvador, mestre em engenharia ambiental urbana pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Adjunta da Escola Politécnica da UFBA. Atua desde 1999 na área de geotecnologias, tendo exercido a função de subcoordenadora de geotecnologias do INFORMS/CONDER-BA e subcoordenadora de geoprocessamento no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, através dos quais participou da implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado da Bahia (IDE-BAHIA). Na UFBA, coordenou o Projeto SPUGeo de Proposição, Definição e Validação de Metodologias para implantação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais na SPU, considerando a produção, conversão, tratamento e publicação de dados geográficos em ambiente Web, entre os anos de 2019 e 2020, exercendo o papel de professora colaboradora desde 2021. As principais linhas de trabalho envolvem Infraestrutura de Dados Espaciais, Bancos de Dados Geográficos e Modelagem de Dados Geográficos.
Fabiano Peixoto Freiman (2021 - até o momento): Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (UCAM), mestre em Ciências Geodésicas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando pelo mesmo programa. Atualmente é Professoro Assistente A da Escola Politécnica da UFBA, lotado no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia. Desenvolve atividades correlatas ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), Cartografia e Sensoriamento Remoto. Na UFBA, coordena desde 2021 o Projeto SPUGeo de Proposição, Definição e Validação de Metodologias para implantação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais na SPU, considerando a produção, conversão, tratamento e publicação de dados geográficos em ambiente Web.
Pesquisadores da UFBA
Alexandre Aquino da Cunha (2017 - 2018): Formado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / 2015 e Técnico em Estradas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA). Mestre em Engenharia Civil (PPEC), pela Universidade Federal da Bahia. Estagiou no INCRA (2014/2015), e na Dom Planejamento LTDA (2013/2014). Bolsista pesquisador em projetos de cartografia e geodésia (FAPESB / UFBA - 2013/2014), e em geotecnologias (PIBIC/CNPq/UFBA – 2012/2013). Monitor das disciplinas Geoprocessamento (UFBA/2013), Geodésia (UFBA/2012-2013), e Geometria Descritiva (UFBA/2012). Trabalhou na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) na área de banco de dados (2005/2006).
André Ricardo Costa Amorim (2017 - 2018): Atualmente cursando o 9º/12º semestre de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou no INCRA (2011/2014) como assistente técnico em geoprocessamento. Bolsista de pesquisa no Projeto Infra estrutura de Dados Espaciais IDE/UFBA (2015/2016). Trabalha em regime parcial (20h) na Associação de Agricultores de Camaçari (AAC) como técnico da Central de Geoprocessamento e Monitoramento em áreas do programa PRONAF.
Andressa de Sousa Cardoso (2017 - 2018): Graduanda de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Monitora da disciplina Topografia (UFBA/2016). Membro da Datum Jr – empresa júnior do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA (2015/2017). Estagiou no Setor de Cartografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017).
David dos Santos de Jesus (12/2021 - 05/2022): Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFBA (2017-Atual), Grau técnico em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBaiano (2016). Estagiário no setor de Cartografia e Geoproecessamento (CARTGEO) (2021-2022) e atualmente técnico em Sistema de Informações geográficas na Superintendência de Estudos Econômicos e Socias da Bahia - SEI BA (2022-). Tem experiência na área de geotecnologias desenvolvendo projetos de pesquisa pela UFBA através do LACAM-MCU da FAU-UFBA e em cooperação com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU). Possui experiência nas áreas de Geoprocessamento, Cartografia, Geoinformação e Produção de Mapas temáticos.
Ediana Santos Fiuza Conceição (09/2021 - até o momento): Graduada em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, na área de concentração de Sistema de Transportes e Informações Espaciais pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista pesquisadora em projetos de Mobilidade e Uso de Dados de Mapeamento Colaborativo (CAPES/UFBA - 2019/2021), de Estudo, Análise e Modelagem da Mobilidade Urbana (PIBIC/CNPq/UFBA – 2017/2018). Monitor da disciplina de Geoprocessamento aplicado a Transportes (UFBA – 2021/2022). Atualmente faz parte do Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (CETRAMA) e o Grupo de Pesquisa ‘Mapeamento de informações geoespaciais remotas e colaborativas da acessibilidade universal urbana’. Tem experiência em Geoprocessamento, Mobilidade Urbana, Análise Espacial e Regularização Fundiária.
Elaine Gomes Vieira de Jesus (02/2019 - 12/2019): Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana (2015). Licenciada e Bacharel em Geografia (2012). É integrante do grupo de estudos do LCAD/UFBA sobre CIM (City Information Modeling). É integrante também do Grupo de Pesquisa Cartografia, Análise Espacial e Ensino com Geotecnologia, vinculado ao Laboratório de Cartografia - LACAR. Atuou nos Projetos: Fiscalização do Mapeamento do Município de Salvador, Riscos de Deslizamento da Defesa Civil de Salvador, Inserção da Geoinformação na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em parceria com a UFBA e Sustainable Healthy Urban Environment (SHUE) na área de Saúde e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, SIG e Cartografia. Realiza pesquisas na área de Cartografia, Mapas Digitais, Mapas Interativos, Usabilidade, IDE, SIG 3D, Modelagem geométrica urbana e City Information Modeling (CIM).
Elias Nasr Naim Elias (02/2018 - 11/2018): Possui curso Técnico em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (2012), graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (2017) e Mestrado em Engenharia Civil (2019), na área de concentração de Sistema de Transportes e Informações Espaciais, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, desenvolvendo atividades na área de concentração de Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Tem experiência em Geociências, com ênfase em Cartografia e Qualidade de Dados Geoespaciais.
Elmo Bispo de Oliveira (2019 até o momento): Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é estagiário da Secretaria Municipal da Fazenda de Salvador, bolsista da Secretaria do Patrimônio da União, participa do Projeto de Desenvolvimento Tecnológico “Vant com Sistema de Posicionamento Espacial baseado em RTK” do programa Fapesb Centelha. Atuou como voluntário da iniciação científica, com a temática Análise da Expansão Territorial Urbana e a Redução das Áreas Verdes em Torno da Av. Paralela), Salvador, Bahia, utilizando as geotecnologias (2019 – 2020). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogrametria e Geodésia Celeste. Foi estagiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária SR 05 (BA) (2018-2019), além de ter sido bolsista da Iniciação Científica, com o seguinte tema Desenvolvimento de uma Ferramenta de Inteligência Artificial para Identificar e Classificar a Umidade da Madeira (2017 – 2018).
Érica Victória Bonfim da Paixão (2017 - 2018): Graduanda em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Datum Jr – empresa júnior do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA (2016/2017). Estagiou no Setor de Cartografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017). Trabalhou como cadista na Arclima Engenharia (2014-2016).
Filipe Soares da Silva (2019 - 09/2021): Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi estagiário na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) no setor de cartografia (2017 e 2018). Atuou como estagiário do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no setor de cartografia (2018). Foi estagiário da Secretaria da Fazenda do Município de Salvador (SEFAZ) no setor de engenharia e fiscalização (2019 e 2020). É bolsista no Núcleo de Geoinformação da Superintendência do Patrimônio da União (NUGEO-SPU-BA). É estagiário na empresa GNSS Engenharia.
Gabriel Seidler (2016 - 2018): Aluno do oitavo semestre no curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Técnico em Química formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com experiência profissional na área de fluidos de perfuração de poços de petróleo.
Gabriela Rocha Almeida (09/2017 - 12/2018): Formada em Engenheira de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Datum Jr – empresa júnior do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA (2014/2016). Estagiou na Coordenadoria de Regularização Fundiária / Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas da Prefeitura de Salvador-BA (2017). Atualmente é colaboradora no Grupo Zago.
Ina Maria Graia (10/2021 - até o momento): Graduanda em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia. Foi estagiária no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), GNSS Engenharia e atualmente é estagiária na Terra Exata.
Ismael Fiuza Ramos (2019 - 06/2021): Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Geotecnologias - Soluções de Inteligência Geográfica pela Escola de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia (EEEMBA). Atualmente é discente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua - Pólo UFBA). Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Desenvolve trabalhos nas áreas de análise espacial, modelo conceitual de dados geográficos, recursos hídricos e meio ambiente.
Luís Alexandre Bispo dos Santos (2019 - 2020): Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista de iniciação científica na Secretaria do Patrimônio da União entre 2019 e 2020 atuando na validação metodológica de produção, conversão e publicação de dados espaciais no contexto da Geoinformação na SPU. Atualmente trabalha no Setor de Engenharia e Fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda em Salvador.
Milena de Araújo Limoeiro (06/2019 - 12/2019): Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração: Sistemas de Transportes e Informações Espaciais. Possui graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (UFBA), com período sanduíche em University of Pécs. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e estudante do curso de pós graduação em Medição, análise, previsão e modelagem do nível do Mar na Universidade de São Paulo. Foi bolsista do projeto de validação metodológica de produção, conversão e publicação de dados espaciais no contexto da Geoinformação na SPU entre junho a dezembro de 2019. Tem experiência nas áreas de Topografia, Geodésia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
Matheus Jiannini Silva Alves (02/2019 - 09/2020): Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia. Desempenhou atividades de extensão como Assessor e diretor de projetos na Datum Engenharia Júnior. Atuou como estagiário na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e no Projeto QUALISalvador como bolsista de iniciação científica.
Misael Santos Bispo Junior (2021 até o momento): Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia, atualmente no oitavo semestre. Participou da Datum, que é a Empresa Júnior do curso de Agrimensura, no período de 2017 a 2018. Atuou como estagiário no Ministério da Economia na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA) no período de 2019 a 2021.
Raul Magno Neves da Silva (2021 - 03/2022): Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia, atualmente no nono semestre. Participou da Datum, que é a Empresa Júnior do curso de Agrimensura, no período de 2017 a 2018. Atuou como pesquisador em iniciação científica através do CNPq. Atuou como estagiário no Inema/BA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) no ano de 2020.
Taiane Araújo de Jesus (2017 - 12018): Graduanda em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou do Programa Ciência Sem Fronteiras (CNPq / UFBA) na Eötvös Loránd Tudományegyetem (2014) / Hungria. Bolsista de extensão tecnológica no Projeto GeoCadastro (PROEXT/MinCidades/UFBA - 2011/2012). Bolsista pesquisadora no Projeto GeoCadastro (PIBIC/CNPq/UFBA – 2012/2013). Membro da Datum Jr – empresa junior do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA (2015/2016). Estagiou no setor de Geodésia e Geoprocessamento do IBGE (2015/2016). Estagiou no setor de Geodésia da Petrobrás S/A (2016).
Universidade Federal do Amazonas UFAM
Professores Coordenadores da UFAM
Naziano Filizola - UFAM (2016 - 2018): Doutor em Hidrologia & Geologia pela Universidade Paul Sabatier - Toulouse III, França. Atualmente é Professor de Geografia Física (Graduação e Pós-Graduação) e Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena o Laboratório de Potamologia Amazônica (LAPA/UFAM), é líder do Grupo de pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A/UFAM) e colabora como docente no Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CLIAMB/INPA). Atua em projetos de pesquisa na temática da Dinâmica Fluvial e da Gestão de Recursos Hídricos na Amazônia desde os anos 90.
Rogério Marinho (2016 - 2018): Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente (INPA/UEA). Tem experiências nas áreas de Sensoriamento Remoto, Geografia Física e projetos de conservação ambiental. Principais interesses: imagens de satélite, análise espacial, hidroclimatologia e mudanças no uso e cobertura da terra.
Pesquisadores da UFAM
Camila de Araújo Vieira (2016 - 2018): Graduanda em Geografia (Licenciatura) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atualmente no sexto período. Participei do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC no período 2016 a 2017. Possui curso de Auxiliar Administrativo na instituição Sest Senat realizado de 2012 a 2014.
Samuel Felipe (2016 - 2018): Curso técnico de Guia de Turismo regional/nacional pelo serviço nacional de aprendizagem comercial (SENAC EM 2014). Atualmente ingressando no sexto período do curso de graduação Licenciatura – Geografia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Aluno do Laboratório de Potamologia Amazônica (LAPA/UFAM). Realizou projeto de iniciação cientifica (PIBIC 2016/2017) “Monitoramento e Analise Pluviométrica no Campus da UFAM em Manaus”.
Universidade Federal Fluminense UFF
Estefan Monteiro Da Fonseca (2016 - 2018): Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense/Queen´s University Belfast. Vida acadêmica voltada para Geoquímica Ambiental, em estudos voltados para temas como metais pesados, hidrocarbonetos em corpos hídricos e contaminação ambiental. Atua a mais de 18 anos como consultor com foco no gerenciamento costeiro, em empreendimentos dos mais diversos segmentos como Energia, Óleo e Gás, Transportes etc, na elaboração de estudos ambientais e diagnósticos, com fins de licenciamento e remediação de impactos.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Professores Coordenadores da UFSC
Liliana Sayuri Osako - UFSC (2016 até o momento): Possui graduação em Geociências pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Metalogênese e Sensoriamento Remoto pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Petrologia, Litogeoquímica e Evolução Crustal pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Tem experiência na área de Mapeamento Geológico, Geofísica, Sensoriamento Remoto e SIG, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento geológico, geocronologia, geotectonica, geofísica, sensoriamento remoto e SIG.
Pesquisadores da UFSC
Alysson Freitas (2020 até o momento): Graduando em Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando desde Fevereiro de 2020 como bolsista na Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina.
Amanda Vita (2021 até o momento): Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016.2 - atual). Tendo atuado como bolsista no Projeto de Recuperação Ambiental do Bosque da UFSC (2018) pelo Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma) e o Laboratório de Análise Ambiental (LAAm) - UFSC. Atualmente bolsista no Projeto de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União pela SPU/SC em parceria com a UFSC.
Carolina Rosa (2019 - 2020): Graduanda em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. Tem experiência na área de Geotecnia com ênfase em trabalhos de campo para coleta de amostras, caracterização física de amostras, ensaios de cisalhamento direto e análise de estabilidade de taludes utilizando os softwares SV Slope e Geostudio. Também tem experiência na área de SIG e Sensoriamento Remoto. Atualmente é estagiária na Agrosatélite Geotecnologia Aplicada atuando no mapeamento do uso e cobertura do solo.
Claudia Ritzel lenhordt (2020 até o momento): Graduanda em Geografia, bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou Técnico em Meio Ambiente, no SENAC - RS. Possui experiência de extensão em Geologia e de monitoria em Processos Geomorfológicos, além de experiências nas áreas de Análise Ambiental, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Análise de Imagens. Atualmente é estagiária de Geoprocessamento na Agrosatélite Geotecnologia Aplicada, atuando como intérprete de imagens de satélite para o mapeamento agrícola.
Cristian Nunes Estevam (2019 - 2020): Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Mestrando em Geociências (Geotectônica) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geologia Sedimentar, SIG e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos temas: geologia costeira e marinha, minerais pesados, análise espacial, modelagem geológica e erosão costeira.
Daniel Dias Teixeira de Oliveira (2019 - 2020): Graduando em Geologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi monitor das disciplinas de Sedimentologia, Cartografia Aplicada e Sensoriamento Remoto. Atualmente é estagiário na empresa Agrosatélite Geotecnologia Aplicada.
Djonathan Goulart (2018 - 2020): Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência com geoprocessamento, desenvolvimento de software, aprendizado de máquina e computação em nuvem com a plataforma Google Earth Engine. Participou do mapeamento do uso e cobertura do solo no âmbito do IV Inventário Nacional de Emissões de Gases do Efeito Estufa e das coleções 5 e 6 do MapBiomas. Atualmente é Analista de Desenvolvimento na Agrosatélite Geotecnologia Aplicada.
George Fróes (2021 até o momento): Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina . Atuou em geoprocessamento e sensoriamento remoto na empresa Agrosatélite Geotecnologia Aplicada , onde participou do projeto do IV inventário nacional de gases do efeito estufa e mudanças climáticas decorrentes das mudanças e uso da terra em todos os biomas brasileiros . Trabalhou na divisão ambiental da Eletrosul/Eletrobras como estagiário de geoprocessamento , onde atuava com projetos de linhas de transmissão de energia na região sul do Brasil . Foi pesquisador voluntário do Observatório de áreas protegidas da UFSC , estudos sobre fragmentação em unidades/corredores , e pressões antrópicas . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento , Sensoriamento remoto e Análise ambiental. Atualmente é bolsista pelo NUGEO-SC.
Geovano Hoffman (2017 - 2018): Bacharel, licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando na área de Utilização e Conservação dos Recursos Naturais, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Tem experiência nas áreas de geoprocessamento livre, gestão de águas e análise ambiental.
Hugo Freitas (2019 - 2020): Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), Mestrando no curso de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem conhecimento nas áreas de SIG, Sensoriamento remoto para questões de desastres ambientais. Atualmente trabalha com deslizamentos de vertentes e análise de banco de dados estatísticos.
Jackson Simionato (2017 - 2018): Geólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020) com estudos voltados ao Sensoriamento Remoto, especialmente à classificação de imagens orientada a objetos para identificação de garimpos ilegais na Amazônia. Experiência profissional na área de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, no momento atuando no setor de desenvolvimento de softwares voltados para o agronegócio. Principais interesses são: sensoriamento remoto, machine learning, além do monitoramento e identificação de mudanças no uso e cobertura da terra.
Karen Andressa Ramos (2019 - 2020): Graduada bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestranda em Geografia pela UFSC, na área de Unidades de Conservação e Recursos Naturais. Tem experiência em monitoria de cartografia, mapeamentos temáticos, geoprocessamento e estudos em climatologia.
Leila Amaral (2017 - 2018): Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental com foco em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Alberta – Canadá (2021). Tem experiência na área de geofísica, SIG, hidrogeologia e gerenciamento de projetos. Possui experiência em SIG aplicado a estudos ambientais, incluindo estudos geológicos, hidrogeológicos, gerenciamento de projetos da construção civil focados a escavação subterrânea e interpretação geológica para obras hidroelétricas.
Lucas Vargas (2018 - 2020): Geólogo graduado na Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e mestrando em geociências na mesma instituição. Possui experiência em geoprocessamento, estratigrafia, proveniência sedimentar de rochas siliciclásticas, petrologia ígnea e geoquímica. Atualmente realiza pesquisas com geoquímica elemental e isotópica em rochas ígneas do Escudo Catarinense.
Marcio de França Santos (2017 - 2018): Formado pelo Curso Técnico Subsequente de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Graduado em bacharel e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com especialização em Ciências Ambientais e Análise Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Com experiência nas áreas de análise ambiental, geoprocessamento, mapeamentos temáticos ambientais e socioeconômicos e planejamento urbano. Atualmente, é estagiário de Pós-graduação em Geoprocessamento no Ministério Público de Santa Catarina.
Reginaldo Basilio Cunha (2021 até o momento): Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSC campus Gaspar-SC, técnico em Informática pela Bit Company, com experiência em testes automatizados e certificação Scrum Master pela CertiProf. Atualmente como bolsista de desenvolvimento de sistemas na SPU/SC.
Rossana Borelli (2017 - 2019): Graduanda em Geologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi monitora das disciplinas de Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto. Fez parte do grupo de tutores que ministrou cursos do software QGIS para estudantes da UFSC e funcionários da SPU. Tem interesse nas áreas de Hidrogeologia, SIG, Sensoriamento Remoto, Geologia Ambiental e Geofísica.
Tânia Beatriz Hoffmann (Maio - Agosto 2018): Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente mestranda em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e SIG, atuando principalmente na identificação de áreas queimadas, mapeamento e monitoramento de mudanças de uso e cobertura da terra e sensoriamento remoto agrícola.
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Professores Coordenadores da UFRJ
Carla Bernadete Madureira Cruz (abril de 2019 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9528610534584200. Engenheira Cartógrafa (UERJ), Mestre em Sistemas e Computação (IME-RJ) e Doutora em Geografia (UFRJ). Profa. Titular do Departamento de Geografia da UFRJ e coordenadora do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Especialista em Geoinformação com forte atuação nas áreas de Sensoriamento Remoto, GIScience e Cartografia. Tem linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de métodos para classificação digital de diferentes ecossistemas e para a análise espacial de fenômenos naturais e antrópicos.
Rafael Silva de Barros (abril de 2019 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6435388540998471. Geógrafo (UFRJ), Mestre em Geografia (UFRJ) e Doutor em Geografia (UFRJ). Prof. Associado do Departamento de Geografia da UFRJ e vice-coordenador do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais. Especialista em Sensoriamento Remoto com forte atuação nas áreas de Cartografia, Geoprocessamento, GNSS e VANTs. Tem linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de metodologias voltadas à obtenção e análise de dados geoinformacionais bi e tridimensionais provenientes de levantamentos de campo e de sensores remotos.
Pesquisadores da UFRJ
Douglas Martins Cassiano dos Santos (2021 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9649917265142627. Bacharel em Geografia(UFRJ) e Mestrando em Geografia (UFRJ).Colabora como pesquisador nas áreas de Sensoriamento Remoto e Análise Espacial(Laboratório ESPAÇO). Possui experiência nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, dentre elas, mapeamentos temáticos de grandes áreas, georreferenciamento, classificação e edição de imagens, construção e organização de banco de dados espaciais e estudo e aplicação de análise espaciais, bem como gerenciamento de projetos no campo da sustentabilidade.
Gabriel dos Santos Duarte (04/2019 - 07/2019). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4392975511492919. Geógrafo formado pela UFRJ em 2014, com Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFRJ). Pesquisador colaborador do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência de trabalho em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Análises Ambientais, Análises Urbanas e Análises Espaço-Temporais.
João Vitor Freitas Pereira Abrantes Marques (04/2019 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7061718720946118. Técnico em Biologia Marinha, Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra na especialização de Sensoriamento remoto e Geoprocessamento (UFRJ) e Mestre em Geografia (UFRJ). Integra o laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais dedicando-se à pesquisa na área de estudos urbanos, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e dos Sistemas de Informação Geográfica. Atua com projetos de pesquisa e gestão territorial junto a setores públicos em esfera municipal e federal.
Laiana Lopes do Nascimento (01/2018 - 12/2020). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6398515190694228. Graduada em Ciência Ambiental e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/ UFF. Pós-graduanda em Ensino e Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Minas/ IFMG. Pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos em Ambientes Costeiros (NEAC), nas linhas de pesquisas Mapeamento de ambientes costeiros e Gestão Ambiental em Áreas Costeiras (2014-2017).
Maíra Silva Matos (07/2019 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0934757904940328. Técnica em Controle Ambiental pela CEFETEQ - Nilópolis, Bacharel e Licenciada em Geografia (UFRJ) e Mestranda em Geografia com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental (UFRJ). Integra o laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, dedicando-se à pesquisa na área de aspectos epistemológicos do Sensoriamento Remoto na Geografia. Dentre as experiências acadêmicas e de trabalho estão as áreas de Geotecnologias, Estudos Ambientais, Educação Ambiental, Gestão de Equipes, Integração Institucional e negociação B2B.
Raphael Corrêa de Souza Coelho (01/2018 - 02/2020). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2082828108715316. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2016). Mestre em Planejamento e Gestão Territorial pela mesma instituição (2019). Possui experiência em projetos na área de análise de dados geoespaciais, geodésia e sensoriamento remoto com ênfase em modelagem ambiental. No projeto atuou no desenvolvimento de fluxos de ETL para tratamento e gestão de geoinformação, em implementação de banco de dados espaciais e análise e revisões de metodologias.
Rita Maria Cupertino Bastos (02/2021 até o momento). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7566309664729594. Mestranda em Geografia (UFRJ), Bacharel em Geografia (UFRJ) E Licencianda em Geografia (UFRJ). Pesquisadora nas áreas de Geoprocessamento e Análise Espacial em áreas urbanas (Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais - UFRJ).
Vandré Soares Viégas (09/2020 - 12/2020). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1161818698080061. Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra, Mestre em Geografia e atual Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais. Atualmente desenvolve pesquisas direcionadas a dinâmica urbana, com foco na modelagem de cenários, utilizando ferramentas do Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas. Tem desenvolvido trabalhos nos eixos temáticos de detecção de mudanças, mapeamento de uso e cobertura do solo, classificação orientada a objetos geográficos a partir de diferentes sensores remotos orbitais.
Universidade Federal do Ceará UFC
Professores Coordenadores da UFC
Cynthia Romariz Duarte (2021 até o momento): Geóloga com mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual Paulista. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará, atuando nas áreas de Sensoriamento Remoto, Geprocessamento e Cartografia. Coordenadora do GeoCE – Laboratório de Geoprocessamento do Ceará, Departamento de Geologia da UFC. É a coordenadora do projeto Geoinformação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU-CE), órgão ligado ao Ministério da Economia.
Eduardo Viana Freires (2021 até o momento): Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. É Especialista em Geoprocessamento Aplicado a Análise Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Tem Mestrado e Doutorado em Geologia e atualmente desenvolve seu pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas em Geociências com ênfase em Geografia Física, Geologia Ambiental, Cartografia e Geoprocessamento, atuando nos seguintes temas: geomorfologia, mapeamento digital, cobertura e uso da terra, análise ambiental e impactos socioambientais.
Pesquisadores da UFC
Cláudio Ângelo da Silva Neto: Doutorando em Geologia pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Geologia pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2019 - Summa Cum Laude). Integrante do grupo de pesquisa Geoprocessamento e Modelagem de Dados Geoambientais e do Laboratório de Geoprocessamento do Ceará (GEOCE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens (PDI), Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Laser Scanner (LiDAR), Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), Geologia Sedimentar, Dinâmica Costeira, Minerais Pesados, Mapeamento Geológico e Geologia Ambiental.
Tomaz Alexandre da Silva Neto: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atuante em pesquisas nas áreas de Geologia Ambiental, Sensoriamento Remoto e Modelagem de dados geoambientais. Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado: Geoprocessamento e Modelagem de Dados Geoambientais (UFC). Pesquisador do Laboratório de Geoprocessamento do Ceará (GEOCE).
Matheus Malheiros Monteiro: Graduando em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é integrante do Laboratório de Geoprocessamento do Ceará (GEOCE) no Departamento de Geologia da UFC, e bolsista de Geoinformação na Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE), órgão vinculado ao Ministério da Economia.
Redner Johan Melo de Brito: Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é membro do Laboratório de Geoprocessamento do Ceará (GEOCE) no Departamento de Geologia da UFC, e bolsista de Geoinformação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU-CE), órgão ligado ao Ministério da Economia.
Instituto Federal do Espírito Santo IFES
Professores Coordenadores do IFES
Wimerson Sanches Bazan: Lattes: http://lattes.cnpq.br/9012702000791329. Engenheiro Cartógrafo e Mestre em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente. Participou de projetos acadêmicos na área de Geociências, com ênfase em Fotogrametria, mais especificamente nos seguintes temas: extração de feições pontuais e lineares com precisão subpixel (graduação) e calibração de câmaras digitais (mestrado). Possui 6 anos de experiência profissional nas áreas de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Desde 2014 é professor efetivo EBTT da coordenadoria de Geomática do Ifes campus Vitória, tendo lecionado nas disciplinas: SIG, SR, Ajustamento de Observações, Fotogrametria e Geodésia.
Pesquisadores do IFES
Mariela Apolinário Feler da Silva: Lattes: http://lattes.cnpq.br/7942299919165313. Possui ensino médio completo pela EEEM Irmã Maria Horta(2012). Está cursando Técnico em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Vitória. Atualmente é estagiária na empresa IM Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes.
Vitor Silva de Miranda: Lattes: http://lattes.cnpq.br/5948345268329682. Bacharelando em Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Geografia (2019) pela mesma Instituição e vinculado ao Laboratório de Gestão em Redução de Risco de Desastres - LabGR2D (CEPEDES-UFES). Tem experiência na área de Geoprocessamento como Estagiário no setor de arqueologia do IPHAN-ES (2018-2019) e como Bolsista do Governo do Espírito Santo no Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) entre 2020 e 2021.
Claudio Dalle Olle: Lattes: http://lattes.cnpq.br/5265578794780311. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas também pela Universidade Federal de São Carlos, Técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Servidor estadual efetivo desde 2008, atuando como Agente de Desenvolvimento Ambiental no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA-ES) na área de Licenciamento Ambiental, com atuação principalmente em grandes projetos na área costeira. Atualmente, encontra-se curando Técnico em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
Laerson da Silva de Andrade: Lattes: http://lattes.cnpq.br/1779303966861105. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-UFES). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (2016) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Formação complementar: Extensão universitária em Geoinformação na SPU – conceitos, fundamentos e tecnologias. (Carga horária: 80h); Curso de curta duração em Agisoft Metashape: Processamento de Imagens Aéreas de Drones. (Carga horária: 19h); Curso de curta duração em Controle de Qualidade de Posicional em Produtos Cartográficos. (Carga horária: 3h) Curso de curta duração em Topografia com Drones em Ambiente Urbano. (Carga horária: 24h). Atualmente, encontra-se cursando Técnico em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).