Notícias
SEI 5.0
Nova versão do Sistema Eletrônico de Informações aprimora usabilidade, segurança e experiência do usuário
A nova versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está no ar. O SEI 5.0 apresenta uma interface mais moderna e uma atualização significativa dos componentes de infraestrutura, proporcionando maior segurança, melhor usabilidade e mais eficiência na gestão de processos eletrônicos no setor público.
Ainda em fevereiro, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF), o secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI), Roberto Pojo, anunciou a novidade e destacou as vantagens da solução no dia a dia do serviço público.
“Além da eficiência administrativa, a maior conquista do SEI é permitir que o cidadão solicite serviços públicos de qualquer lugar, sem necessidade de deslocamento. Isso representa uma verdadeira democratização do acesso aos serviços públicos”, destacou Pojo na ocasião.
Confira abaixo detalhes das principais inovações da versão 5.0 do SEI:
- Interface renovada e novo editor – Visual mais moderno, inclusão de comentários e melhorias na criação de tabelas e links;
- Autenticação reforçada para usuários externos – Login via conta GOV.BR, autenticação em dois fatores e aceite de Termo de Uso e/ou Política de Privacidade da instituição;
- Nova lixeira de documentos – Recuperação de arquivos excluídos acidentalmente ou cancelados. O próprio usuário que executou a ação poderá fazer o download do conteúdo; e
- Atualização do assinador digital – Maior compatibilidade com certificados digitais, garantindo mais segurança e praticidade.
A lista completa de atualizações está disponível no repositório do SEI no GitHub. O acesso pode ser solicitado por órgãos da Administração Pública Federal (APF), via Processo Eletrônico Nacional (PEN), ou por estados, municípios e o Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN).
Os módulos para o SEI disponibilizados pelo PEN estão compatibilizados ou em fase final de compatibilização com a nova versão. É necessário que as organizações mantenham seu acesso atualizado para garantir a efetiva gestão de seus processos administrativos.
Trajetória
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido, há mais de 10 anos, ao governo federal. Atualmente, o MGI colabora com a evolução do sistema e é responsável pela sua distribuição para a Administração Pública Federal, estados e municípios, por meio do ProPEN.
Leia também: