Notícias
GOVERNO DIGITAL
Faltam 15 dias para o Congresso da Cidadania Digital
O Congresso da Cidadania Digital, um evento para debater o sistema de identificação dos brasileiros, será realizado em 15 dias. Os interessados em participar do congresso, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro, de forma presencial, em Brasília (DF), já podem fazer a sua inscrição de forma gratuita. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é um dos apoiadores do congresso, que está sendo organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).
“Este evento será uma boa oportunidade para debatermos o sistema de identificação do Brasil a partir da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Com a CIN, vamos conseguir melhorar os cadastros administrativos, reduzir fraudes e, no futuro, melhorar a oferta de serviços públicos, como na oferta de benefícios de forma automática”, complementou o secretário.
Uma das principais novidades da CIN é possuir padrão nacional e número único, que é o CPF. “Isso acaba com a possibilidade de uma pessoa ter mais de um documento de identificação e, ainda, facilita a construção de políticas públicas”, explica o secretário. Até o momento, já foram emitidas 11,7 milhões de CINs em 25 estados e no Distrito Federal (DF). Somente Roraima ainda não emite o novo documento para a sua população.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no site do congresso. Outros órgãos federais que também apoiam o evento são o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a Polícia Federal (PF), a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Acesse a programação do Congresso da Cidadania Digital.