Notícias
ESPAÇOS COMPARTILHADOS
Servidores federais passam a contar com salas 360° no Rio Grande do Sul e em Pernambuco
Imagem: Divulgação
Duas novas capitais brasileiras, Porto Alegre (RS) e Recife (PE), têm agora Salas 360°, espaços de coworking reservados aos servidores públicos federais. Equipadas com infraestrutura adequada ao trabalho, as Salas 360º atendem aos servidores seja em necessidades específicas e pontuais em sua própria cidade seja para quando estiverem em viagens. A iniciativa faz parte do TransformaGov, gerido pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Na capital gaúcha, o ambiente foi instalado na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS). Já na capital pernambucana, a sala foi estruturada no Núcleo de Regulação de Aviação Civil (Nurac), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No Recife, a Sala 360º está localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 6333, Imbiribeira. O espaço está equipado com oito estações de trabalho, wi-fi, duas telas disponíveis para conexão a equipamento pessoal, mesa com quatro lugares para reunião e quadro branco. Além disso, conta com estacionamento, uma copa com acesso a água e um refeitório com TV, micro-ondas e frigobar. Não há impressora no local.
Já em Porto Alegre, a Sala 360° oferece wi-fi, sala de convivência com estações de trabalho livres para uso de notebook pessoal e quatro estações com computadores disponíveis. É possível utilizar também o refeitório do local. O endereço é Rua Siqueira Campos, nº 664, Centro Histórico.
Tanto em Porto Alegre quanto no Recife, as duas novas salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não é exigido agendamento para o uso do espaço.
Salas 360°
Além do DF, a rede de Salas 360° está presente, atualmente, em nove estados brasileiros. Os espaços foram criados para facilitar o dia a dia de servidores, permitindo otimização de tempo ao garantir a continuidade de suas atividades com qualidade, mesmo longe de sua base de trabalho regular.
Elaborado pela Seges/MGI, o Manual da Sala360º traz as condições gerais para abertura desses espaços de coworking, requisitos mínimos e demais recomendações para uso das salas.
O manual detalha os objetivos da iniciativa, destacando as especificações de mobiliário, acesso à internet, identidade visual e acessibilidade. Consolida ainda as principais sugestões e características de uso já implementadas pelos parceiros da iniciativa.
Os modelos de minutas padronizadas e pré-aprovadas pela Consultoria Jurídica de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), Plano de Trabalho e Termo de Adesão também estão disponíveis para acelerar o processo de formalização da Sala360º.
Os acordos são celebrados entre a União, por intermédio do MGI, representado pela Seges, e pela Secretaria de Serviços Compartilhados (SCC), e os órgãos e entidades interessados na abertura de uma Sala360° em suas instalações.
Caso seu órgão ou entidade tenha interesse em participar dessa iniciativa, envie um e-mail para racionaliza@gestao.gov.br.