Notícias
MISSÃO INTERNACIONAL
Ministra Esther Dweck destaca fortalecimento estatal em conferência global de economia em Berlim
Ministra Esther Dweck durante Fórum de Macroeconomia e Políticas Macroeconômicas (FMM). Foto: divulgação
A ministra Esther Dweck participou da 28ª Conferência do Fórum de Macroeconomia e Políticas Macroeconômicas (FMM), em Berlin, nesta sexta-feira, (25/10). O tema do evento deste ano foi "Perspectivas Progressivas em Tempos de Policrise". Na ocasião, economistas e formuladores de políticas discutiram questões macroeconômicas globais, com foco em desigualdade, crescimento sustentável e políticas fiscais inovadoras.
Dweck participou da sessão plenária, que tratou do papel do Estado na transição socioecológica. Além dela, a mesa foi composta pelos economistas Peter Bofinger, professor da University of Würzburg e ex-membro do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos, e Giovanni Dosi, professor e diretor do Instituto de Economia da Scuola Superiore Sant'Anna em Pisa e co-diretor das forças-tarefa “Política Industrial” na Iniciativa para o Diálogo Político da Universidade de Columbia.
Durante sua fala, a ministra Esther Dweck discorreu sobre a importância de traçar um novo modelo para a política industrial brasileira focado na transformação estrutural e sustentável. Dweck destacou que o Brasil está adotando políticas industriais de base tecnológica e ecológica que visam gerar empregos e fortalecer as capacidades estatais, essenciais para reduzir desigualdades e promover crescimento sustentável.
A titular da pasta da gestão, lembrou que o governo brasileiro lançou, recentemente, a Nova Política Industrial Brasileira (NIB), uma iniciativa baseada em missões estratégicas para áreas como saúde, biotecnologia e transição energética. Além disso, Dweck enfatizou o uso estratégico das compras públicas para impulsionar a inovação e a sustentabilidade, uma abordagem que aproxima o Brasil de modelos de países desenvolvidos, onde as aquisições governamentais são uma ferramenta de fomento ao desenvolvimento nacional. A ministra reforçou o compromisso do governo brasileiro em assegurar que o crescimento econômico não seja apenas quantitativo, mas qualitativo, direcionado à criação de empregos dignos e à inclusão social.
Sobre o FMM
O Fórum de Macroeconomia e Políticas Macroeconômicas (FMM) organiza conferências anualmente que buscam promover uma troca entre paradigmas teóricos concorrentes e abrange debates atuais sobre teorias e questões macroeconômicas.