Notícias
COOPERAÇÃO FEDERATIVA
Comunicação integrada entre governos federal e estaduais potencializa divulgação de políticas públicas
O trabalho integrado de comunicação realizado entre o Governo Federal e estados tem potencializado a divulgação de políticas públicas. A estratégia de divulgação foi um dos destaques desta terça-feira, 29 de outubro, na Semana de Inovação, realizada Enap, em Brasília. O painel “Unindo forças na comunicação: lições do Governo Federal e estados brasileiros” contou com a participação do coordenador-geral de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Enzo Mayer; e da servidora pública federal, Daniela Medeiros, especializada em comunicação no setor público.
“Na assessoria de Cooperação Federativa fazemos muitas parcerias com os governos estaduais, as prefeituras. Sabemos que esses entes, no Brasil inteiro, às vezes, têm ferramentas de comunicação frágeis e escassas”, disse Mayer. Esse trabalho integrado gerou casos de sucesso em diferentes estados do país, como Maranhão e Piauí. Mayer explica que o propósito desta parceria é escutar e dar voz às equipes que trabalham nos estados e prefeituras porque elas conhecem a realidade regional com mais familiaridade e precisam de apoio para divulgar as iniciativas.
Para potencializar a divulgação das políticas públicas, as equipes utilizam diferentes ferramentas, como inteligência artificial e aplicativos gratuitos, e espaços. Além dos tradicionais veículos de massa, as redes sociais atuam como importante motor de propagação de informações. “Procuramos usar ferramentas democráticas, como as redes sociais, que deram voz às pessoas e acabaram com o monopólio da comunicação. Então, quando conseguimos unir esses esforços, essas vozes, a gente tem muito mais espaço. A informação chega onde deve chegar”, explicou Daniela.
O objetivo da Cooperação Federativa em Governo Digital é articular a integração entre as ações do ministério para melhoria da gestão e para a transformação digital nos estados, municípios e no Distrito Federal. A ideia é promover a melhoria da qualidade de serviços públicos para o cidadão.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
*Com informações da Enap.