Notícias
GOVERNO DIGITAL
Brasil apresenta inovações em Inteligência Artificial em webinar da Rede Gealc
A Rede Interamericana de Governo Digital (Rede GEALC) realizou na tarde desta terça-feira (15/10) um webinar sobre tecnologias emergentes. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), representou o Brasil ao apresentar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e o Núcleo de IA do governo. Estiveram presentes representantes da Argentina, Brasil, Guatemala, Peru, Paraguai, Uruguai e houve mediação do Banco Interamericano, que exerce a função de secretaria executiva da rede.
A palestra brasileira foi proferida pela coordenadora-geral de Fomento de Inteligência Artificial, Thaciana Cerqueira, da Diretoria de Infraestrutura de Dados da SGD, que apresentou a estrutura do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, lançada em julho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O PBIA busca desenvolver soluções em IA que melhorem significativamente a qualidade de vida da população, otimizando a entrega de serviços públicos e promovendo a inclusão social em 5 eixos de atuação: Infraestrutura e Desenvolvimento de IA; Difusão, Formação e Capacitação em IA; IA para Melhoria dos Serviços Públicos; IA para Inovação Empresarial e Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA.
Já o Núcleo de IA, também apresentado por Thaciana, terá uma jornada de adoção em IA para acelerar soluções de melhorias dos serviços públicos, compreendendo prospecção e estruturação de projetos de IA, experimentação, plataforma de IA do governo, capacitação de servidores públicos e monitoramento do desenvolvimento e do uso. A coordenadora também teceu considerações sobre o autodiagnóstico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que realiza um levantamento sobre projetos de IA em mais de 250 órgãos do governo federal.
No âmbito do PBIA, Thaciana destacou a previsão de criação de um supercomputador de alta performance, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA, com vistas ao estímulo da pesquisa de ponta, além da estruturação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), que envolve interoperabilidade, segurança e soberania dos dados e nuvem de governo. Também foram mencionadas iniciativas da Receita Federal, o Prontuário Eletrônico da Saúde e o uso de um assistente de IA na Plataforma GOV.BR. O PBIA possui um investimento previsto de R$ 23 bilhões em quatro anos. Acesse o plano aqui.
Rede Gealc
O Brasil participa da Rede Gealc desde 2003, ano de criação do grupo. O objetivo geral da Rede é apoiar políticas públicas de governo digital para a sociedade, em particular para as pessoas mais vulneráveis, sendo composta por 33 países da América do Sul, Latina e do Norte. A SGD é a representante do Brasil no Comitê Executivo da Rede. Também participam o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).