Notícias
SALA 360º
Gestão inaugura nova sala 360º no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do MEC
José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, discursa no evento de reinauguração do CetreMec, abordando as Salas360º. (Imagem: MEC)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), participou nesta segunda-feira (06/05), do evento de reinauguração do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (CetreMec). Na solenidade, também foi realizada a entrega da Sala 360º no local. Essa iniciativa, liderada pelo MGI, possibilita espaços de uso compartilhado e rotativo aos servidores públicos, com infraestrutura adequada ao trabalho.
O objetivo do CetreMec é promover a formação integral dos servidores, contribuindo para sua valorização e seu fortalecimento no enfrentamento dos desafios vivenciados na gestão das políticas públicas educacionais. O projeto de revitalização busca resgatar a memória institucional do espaço, resguardando sua arquitetura original, mas implementando recursos de acessibilidade na estrutura física. O edifício, localizado na Avenida L2 Sul, em Brasília, terá salas com nomes de educadores e educadoras brasileiros, contemplando questões de gênero, raça e diversidade.
Já as Salas 360º oferecem aos servidores e colaboradores espaços alternativos, distribuídos espacialmente pelos grandes municípios brasileiros, com infraestrutura adequada para reuniões de trabalho e construção colaborativa. Esses espaços de coworking também atendem os servidores e colaboradores em viagem de trabalho que necessitam de um ambiente para realizar suas atividades. O espaço inaugurado no CetreMec é o 20º já instalado pelo Ministério da Gestão. As Salas 360° estão presentes em seis estados, além do Distrito Federal.
José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, parabenizou o MEC e todos os servidores e servidoras pela inauguração do novo espaço de capacitação e a nova Sala 360º. Para o secretário, é fundamental que os diversos órgãos possuam e desenvolvam espaços adequados e políticas de capacitação permanentes ao longo do ciclo laboral dos servidores na Administração Pública.
“A gestão pública federal tem o desafio de acompanhar e incentivar a evolução da cultura organizacional, incentivando o pensamento crítico e inovador para além das unidades de trabalho tradicionais. Este espaço aqui do MEC, agora reinaugurado, representa, de um lado, a possibilidade de convivência e compartilhamento de experiências individuais dos servidores, e de outro, a oportunidade de incentivo a percursos formativos de forma coletiva e cumulativa ao longo do tempo”, afirmou.
O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h00, e não há necessidade de agendamento.
Revitalização do Cetremec
O CetreMec, fundado em 1970, sempre foi um espaço essencial para a capacitação dos servidores do Ministério da Educação e suas entidades vinculadas. Após anos de solicitações dos servidores da pasta, o centro retoma suas atividades em suas instalações originais após ter suas operações transferidas para o edifício Anexo do MEC, na Esplanada dos Ministérios, em 2011.
Com a reforma, o Cetremec contará com um conjunto de 16 espaços voltados para a execução de atividades pedagógicas, administrativas e de exposições permanentes e itinerantes, cujo objetivo é retratar elementos históricos da educação brasileira.
Salas 360º
A Sala 360º, iniciativa liderada pelo Ministério da Gestão, é uma rede de espaços de uso compartilhado e rotativo que oferece infraestrutura adequada ao trabalho aos servidores públicos federais. Fortalecida por meio do engajamento dos órgãos e entidades parceiros nessa iniciativa, a Sala360º é uma estratégia de racionalização abarcada pelo Projeto Racionaliza e está presente entre o rol de soluções oferecidas pelo TransformaGov.
Órgãos públicos de todo o país estão convidados a criar Salas 360°, por meio da parceria que é firmada entre as instituições e a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão. As despesas necessárias à implementação das salas ocorrem por conta das dotações orçamentárias dos órgãos, não havendo transferência de recursos financeiros.
Caso o órgão ou entidade tenha interesse em participar dessa iniciativa, a solicitação deve ser enviada para o e-mail: racionaliza@economia.gov.br.