Notícias
BOLSAS
Parceria entre Gestão e Enap oferece 20 bolsas para o Programa Cátedras Brasil
Estão abertas as inscrições para o Programa Cátedras Brasil, edição comemorativa de 10 anos, que tem como proposta contribuir com a disseminação do conhecimento gerado em benefício da melhoria da administração pública. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio de formulário on-line.
Com foco em pesquisas científicas e aplicadas nas áreas de gestão pública, inovação e políticas públicas, o Programa irá oferecer 20 bolsas, no valor mensal de R$ 4.500, com duração prevista de seis meses. Poderão participar da seleção servidores públicos, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em se engajar nos temas de pesquisa indicados no edital.
Para o secretário adjunto da Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do MGI), Pedro Luiz Costa Cavalcante, a çparceria da Sest com a Enap busca fortalecer as instituições de governo.
“Essa nova Parceria da Enap com a SEST no âmbito do Programa Cátedras tem como objetivo fomentar a construção de evidências e conhecimento científico aplicado a dimensões centrais sobre o papel e as atividades das empresas estatais federais no Brasil, fundamentais para o processo de fortalecimento dessas instituições em curso no governo”, afirmou o secretário adjunto.
As linhas de pesquisa terão dois grandes temas: investigar os impactos da Lei nº 13.303/2016, na governança corporativa das empresas estatais, e debater a proposição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para empresas estatais.
“A primeira pesquisa será dedicada a investigar os impactos da Lei nº 13.303/2016 na governança corporativa das empresas estatais, com ênfase nos desafios e nas oportunidades trazidos pelo novo arcabouço jurídico. A segunda pesquisa se concentrará no debate e na proposição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para empresas estatais em diferentes setores de atuação, alinhados às missões e objetivos estratégicos dessas organizações, bem como às prioridades nacionais do governo”, esclareceu Pedro.
De acordo com o edital, os interessados poderão submeter apenas um projeto de pesquisa, com caráter inédito. Para esta edição do Programa, haverá a parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Secretaria-Geral da Presidência da República, na seleção dos projetos e no acompanhamento das pesquisas.
Requisitos
Para participar do Programa Cátedras Brasil é necessário ter a titulação acadêmica mínima de mestre, possuir ao menos um artigo publicado nos últimos cinco anos, em periódico Qualis A4 (quadriênio 2017-2020), ter currículo cadastrado na plataforma Lattes e não ter sido contemplado com bolsas do Programa Cátedras Brasil em dois chamamentos anteriores, com intervalo inferior a 12 meses entre eles.
O processo seletivo é composto por quatro etapas. A primeira delas é a análise da validade das inscrições (eliminatória). Depois vem a análise da titulação e publicações (classificatória), análise dos projetos de pesquisa (eliminatória e classificatória) e a realização de entrevistas (eliminatória e classificatória). O resultado das inscrições válidas está previsto para o dia 27/7.
As áreas temáticas das pesquisas do Programa Cátedras Brasil podem ser acessadas por meio do edital.
*Com informações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).