Notícias
STATES OF THE FUTURE
Ministra da Gestão destaca importância do Estado para enfrentar desafios do futuro em lançamento de relatório do PNUD
Esther Dweck abre a programação de painéis do States Of The Future, no Rio de Janeiro. Foto: Lucas Landau (CDN)
No primeiro dia do States of the Future, evento paralelo do G20, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, abriu a sessão de painéis de debates e apresentou o lançamento do relatório Signals Spotlight 2024, do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O mais recente relatório global aponta quais são os principais desafios da humanidade no momento e indica boas práticas de governança no uso da inteligência artificial e de novas tecnologias, como oportunidades em potencial para o desenvolvimento social em todo o mundo. Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Esther Dweck reforçou o posicionamento do Brasil em relação às agendas de transformação do Estado e de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
A ministra destacou a necessidade de reavaliar e fortalecer o papel do Estado no desenvolvimento do século XXI, e que o olhar para o futuro deve levar consigo o aprendizado de lições da história mundial. “O pêndulo da história movimenta-se agora, mais uma vez, no sentido de um maior consenso sobre a importância do papel do Estado no enfrentamento dos desafios de nosso tempo. Precisamos aproveitar essa oportunidade para fortalecer capacidades do Estado e o diálogo político internacional, inclusive no G20, sobre esse tema”, lembra. “Sabemos que processos de desenvolvimento não se dão da mesma forma em diferentes lugares. Cada país tem suas especificidades, e a diversidade de perspectivas e experiências nacionais aqui reunida é um grande patrimônio político do G20”, enfatizou ao abordar a importância de um Estado que represente a diversidade e promova a inclusão.
Esther Dweck também compartilhou a experiência do governo brasileiro sob a liderança do presidente Lula, que visa um desenvolvimento sustentável e inclusivo, valorizando servidores públicos e promovendo políticas inovadoras e justas. “Queremos um Estado com a cara do Brasil: representativo da diversidade do nosso povo, inclusive por meio de ações afirmativas concretas, com forte articulação com governos locais e entre os poderes da República, e democraticamente aberto à participação social, que contribui para a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas.”
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reforçou o papel das políticas públicas como principal condutor das ações do Estado e salientou a importância da cooperação entre os países para o enfrentamento de desafios e crises. “O Brasil precisa trazer de volta ao centro da agenda internacional a temática do desenvolvimento nas suas dimensões social, econômica e ambiental. Temos a convicção que reconhecer a centralidade dos temas de desenvolvimento é fundamental para conectar as nossas decisões que afetam a vida das pessoas, especialmente aquelas que mais precisam do nosso apoio”, ressaltou.
O States of the Future busca trocar experiências e fortalecer o papel do Estado, destacando a importância de uma governança global mais representativa e eficaz para enfrentar os desafios atuais. A ministra acompanhou também os paineis “Redes de Proteção Social do Futuro: Inovação para redução de desigualdades” e “Construindo capacidades estatais para o desenvolvimento econômico”.