Notícias
IDENTIDADE NACIONAL
Gestão participa de evento para o início da emissão da CIN no Ceará
Lançamento da CIN, no Ceará, e da coordenadoria de identificação. Crédito: Zerosa Filho
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou nesta quinta-feira (11) da inauguração da nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Ceará (Forense), em Fortaleza. O novo espaço será utilizado pelos cidadãos do estado que desejam emitir sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser expedida hoje em todos os postos.
“O Ceará fez a virada de chave completa, todos os seus postos de atendimento vão emitir somente a CIN, isto é muito importante, porque em qualquer lugar do estado o cidadão vai poder solicitar o novo documento”, disse o chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, Danilo Bertazzi. “Hoje foi realizada a primeira entrega de CIN pelo governador”, complementou.
O novo espaço conta também com uma sala sensorial exclusiva para atendimento ao público com transtorno do espectro autista (TEA). Para o governador Elmano de Freitas, os cearenses irão se beneficiar do local e da forma como o serviço será prestado.
“Eu penso que aqui são várias coisas importantes para o povo cearense acontecendo hoje. Primeiro, as condições de trabalho para os servidores, com a reforma e as melhores condições de atendimento para o cearense que vem em busca do local. Principalmente para pessoas que precisam de um atendimento mais especializado. Atender com sensibilidade, com carinho e atenção”, enfatizou o governador.
CIN
A emissão do novo documento de identificação tem agora padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF, a CIN estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Além disso, a nova carteira de identidade vai possibilitar que o Estado Brasileiro seja proativo em áreas como educação, saúde e trabalho.
Todas as políticas públicas estarão vendo o mesmo dado oficial de identidade do cidadão. Quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no SUS, por exemplo, os dados da identificação estarão disponíveis em tempo real, independente se o atendimento for virtual ou presencial. O mesmo vale para benefícios como o Bolsa Família e registros no INSS.
Os interessados em tirar a nova Carteira de Identidade Nacional devem procurar os institutos de identificação de seus estados para tirar a primeira via da CIN, que é gratuita. Lembrando que o antigo documento tem validade até 2032, ou seja, as carteiras de identidade velhas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas.
Além do Ceará, outros 22 estados e o Distrito Federal já estão emitindo a CIN. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
*Com informações do Governo do Ceará.