Notícias
INOVAÇÃO
Gestão participa do lançamento de projeto da Enap em parceria com a OCDE para inovação em desenho de serviços públicos
Lançamento do Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos. Foto: Enap
Na última quarta-feira (28), a diretora de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Claudia Martinelli, participou do lançamento do Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos (MINDS), uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento, que ocorreu em Brasília, marcou o início do projeto que busca aprimorar a oferta de serviços públicos no país, colocando as necessidades das pessoas no centro das decisões de inovação.
O lançamento do MINDS fez parte da programação do Encontro de Laboratórios 2024 e contou também com a presença de Betânia Lemos, presidenta da Enap, e Bruno Monteiro, representante da OCDE. Na ocasião, Lemos destacou o pioneirismo do trabalho da GNova Lab, Diretoria de Inovação da Escola, na promoção de inovação no Governo Federal, enquanto Monteiro ressaltou o protagonismo do Brasil nessa frente de atuação. A cerimônia foi mediada pelo coordenador-geral de Inovação da GNova, Pedro Marcante.
Durante sua participação, Claudia Martinelli fez uma reflexão sobre a geração de valor público ser o foco das ações de inovação no setor público. “Inovação tem que estar sempre a serviço do interesse público, gerar valor. Para nós, a ênfase na efetividade e na melhoria dos serviços públicos por meio da inovação fortalece, em última instância, nossa democracia”, afirmou.
Sobre o projeto
O projeto MINDS tem previsão de duração de 18 meses e consolida o conhecimento acumulado ao longo dos últimos oito anos de atuação da GNova, que se tornou referência em inovação no setor público brasileiro.
O objetivo é desenvolver um modelo e uma caixa de ferramentas que apoiem órgãos públicos a inovarem no (re)desenho e na entrega de serviços, de modo que sejam projetados, entregues e avaliados com base nas necessidades das pessoas, permitindo a experimentação e o envolvimento de partes interessadas na busca por soluções inovadoras.
*Com informações da Enap