Notícias
PATRIMÔNIO DA UNIÃO
Gestão lança nova versão do portal de serviços da SPU
Visando aprimorar a experiência dos usuários que utilizam os serviços da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou uma nova versão do Portal de Serviços da SPU. A iniciativa faz parte do projeto Startup SPU +Ágil, uma parceria entre a SPU e a Secretaria de Governo Digital (SGD), com o objetivo de reformular os serviços mais demandados, melhorar o atendimento e reduzir os prazos de resposta.
Agora, as consultas à base de imóveis da União são realizadas diretamente no Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIAPA), o que corrige eventuais falhas no número do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), identificados na versão anterior. A nova versão do portal também ampliou as categorias de serviços disponíveis na página principal, de três para doze, facilitando a identificação dos serviços pelos usuários e tornando a navegação mais intuitiva.
Outra importante mudança é que o sistema não exigirá mais que o CPF ou CNPJ informado seja o mesmo registrado como responsável pelo imóvel na base da SPU. Isso permitirá que novos responsáveis possam solicitar serviços, facilitando atualizações cadastrais e outras demandas, como revisões de cobrança.
A próxima etapa do projeto do projeto Startup SPU +Ágil inclui a reformulação do ambiente de atendimento do SPUnet e a revisão dos serviços de Consulta de Domínio e Transferência de Titularidade.