Notícias
ARQUIVO NACIONAL
Ministras confirmam presença em posse de Ana Flávia Magalhães no Arquivo Nacional
A historiadora Ana Flávia Magalhães toma posse como nova diretora-geral do Arquivo Nacional nesta sexta-feira (17/03), em cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro. Ana Flávia será a primeira mulher negra a assumir de forma titular a direção do órgão, que foi criado há 185 anos e faz parte da estrutura do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A cerimônia de posse acontece na sexta-feira, 17 de março, às 17h, no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 375 - 13° andar - Centro, Rio de Janeiro). O evento contará com a presença das ministras da Gestão, Esther Dweck; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; entre outras autoridades dos governos federal e estaduais, e de representantes de instituições da sociedade civil. A cerimônia também será transmitida pelo canal do MGI no Youtube.
Com sede no Rio de Janeiro, o Arquivo Nacional reúne acervo vasto sobre diferentes períodos da história brasileira. São milhões de documentos textuais, cerca de 1,91 milhão de fotografias e negativos, 44 mil mapas e plantas arquitetônicas, filmes, registros sonoros e uma coleção de livros que supera 112 mil títulos, sendo 8 mil raros. Além disso, possui importante série histórica de dados que auxiliam na formulação e no monitoramento de políticas públicas em diferentes áreas.
“O Arquivo Nacional é um agente estratégico para a promoção da cidadania e tem a missão de contribuir para a consolidação do Estado democrático de Direito. A nossa história passa, indiscutivelmente, pela documentação que segue sendo preservada e disponibilizada no Arquivo. A preservação e o acesso a esses documentos também possibilitam criarmos subsídios consistentes para a construção de políticas públicas fundamentais para a sociedade brasileira”, destaca a nova diretora-geral.
Perfil
Ana Flávia Magalhães é doutora em História pela Unicamp e mestre na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB). Primeira docente negra do Departamento de História da UnB, é autora do livro “Escritos da Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”, entre outros. Formada em Jornalismo e História, Ana Flávia é natural de Planaltina-DF, região administrativa do Distrito Federal. Integra a Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros e é reconhecida pesquisadora nas áreas de História, Comunicação, Literatura e Educação, com abordagem voltada para a produção político-cultural de pensadores negros, imprensa negra e luta racial.
Serviço
Cerimônia de posse da nova diretora-geral do Arquivo Nacional
Local: Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 375 - 13° andar - Centro, Rio de Janeiro
Horário: 17h
Haverá transmissão pelo canal do Youtube do MGI