Notícias
CONSAD
Gestão reforça importância das parcerias com os estados para impulsionar entrega de políticas públicas
Formação e capacitação de quem trabalha na gestão do patrimônio da União é defendida pela secretária adjunta de Gestão do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, no Fórum do Consad em Manaus. Foto: Ricardo Sassaki/MGI.
As possibilidades de cooperação e de integração entre o Ministério da Gestão e d a Inovação em Serviços Públicos (MGI) e os governos estaduais foram discutidas nesta quinta-feira (15/6), no 126º Fórum Nacional d e Secretários d e Estado d a Administração , em Manaus. Dirigentes do MGI apresentaram as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo órgão para a melhoria da gestão pública em todos os entes da Federação e a modernização do Estado.
O secretário de Gestão e Inovação do MGI , Roberto Pojo, falou sobre “Arranjos federativos para melhoria da gestão: compartilhamento de normas e sistemas”. Ele lançou o desafio de trabalhar questões relativas a normas e sistemas de forma compartilhada, evitando redundância de esforços e gastos desnecessários pelos diversos atores públicos para construir soluções individualizadas para a gestão . Essa cooperação tem também a função de combater as desigualdades regionais, otimizando a aplicação de mecanismos de sucesso entre todos os entes da Federação.
“ Vivemos n um país muito desigual. Isso não pode se afastar de nossas mentes em nenhum momento. Se eu coopero, estou compartilhando conhecimento, algo que envolveu grande investimento. Logo, alguém não vai precisar trilhar o mesmo caminho, repetir os mesmos investimentos para obter o mesmo resultado”, declarou Pojo . A inovação também tem papel essencial no processo de melhoria da gestão, uma grande nova ideia ou um aprimoramento de menor porte, mas focada sempre no objetivo de “fazer melhor”, apontou o secretário do MGI.
Roberto Pojo ressaltou a importância da essência de integração e cooperação presente no Fórum. “Há uma ideia genuína de compartilhamento, de construir algo em conjunto, independente da origem, do pensamento político e ideológico, para construir uma gestão melhor”, afirmou. A cooperação, ressaltou, fortalece a capacidade de estados e municípios de todo o país em colocar em prática as políticas públicas, com mais eficiência.
Gestão do Patrimônio
A secretária adjunta de Gestão do Patrimônio da União, Carolina Stuchi , participou do painel sobre “O aperfeiçoamento e a Inovação da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União”. Stuchi apontou que gestão imobiliária é outra área que exige maior integração entre os entes federados . “Essa área de gestão carece de governança . Não temos clareza de um sistema nacional ou de um padrão nacional. Precisamos avançar”, disse. Ela apontou ainda o desafio de haver uma discussão sobre a adequação das carreiras públicas que atualmente tratam do patrimônio imobiliário público, executando tarefas de fiscalização e avaliação, entre outras. Formação e capacitação são essenciais nesse segmento, disse Carolina, assunto s esses que já estão em discussão entre o MGI e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Foto: Ricardo Sassaki /MGI
O diretor na Secretaria Extraordinária para a Modernização do Estado do MGI, Guilherme Alberto de Almeida, por sua vez, apresentou detalhamento sobre as missões do Ministério e mostrou que a interação da pasta com os governos estaduais tem a capacidade de impulsionar as entregas das políticas públicas à população brasileira. Guilherme destacou a dupla missão do MGI. “A primeira é a de organizar as estruturas funcionais da gestão pública , como pessoas , processos , tecnologia . A segunda é de gerar inovação nos serviços públicos e permitir que a transformação aconteça para melhor atender ao cidadão ”, explicou o diretor. Como a maior parte d as ações são prestad a s por estados e municípios , o papel do MGI é conceder apoio, na visão , na transformação e na inovação das atividades de estados e municípios na área de gestão.
Compartilhamento de soluções
O diretor na Secretaria Extraordinária p ara a Modernização do Estado do MGI falou sobre a importância de o governo federal estar de volta ao Consad , permitindo o compartilhamento de soluções de sucesso , ferramentas , capacidades e habilidades . Além disso, lembrou que o ambiente facilita levar aos estados os serviços disponíveis no governo federal que têm potencial para facilitar a vida dos entes federados. “Também permite dialogar , para perceber , com a realidade vivida pelos estados , as dificuldades e os ajustes necessários para implementarmos políticas eficientes ; e aprender para seguirmos evoluindo sempre e fazendo um governo cada vez mais focado no cidadão ”, afirmou Guilherme Almeida
Com o tema “Sustentabilidade e Inovação na Pauta da Gestão Pública Brasileira”, o 126º Fórum Nacional d e Secretários d e Estado d a Administração , promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração ( Consad ) termina nes ta sexta-feira (16/6), na capital amazonense.