Notícias
RELAÇÕES EXTERIORES
Esther Dweck reforça importância do Cadastro Ambiental Rural e cooperação com governo da Alemanha
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, posa para foto com o Chanceler Federal da República Federal da Alemanha, Olaf Scholz, ministros e ministras, em Berlim - Alemanha. Foto: Ricardo Stuckert / PR
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, integrou a comitiva presidencial que esteve em Berlim, Alemanha, entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2023, para a Reunião de Consultas Intergovernamentais Brasil-Alemanha de Alto Nível. A agenda contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro Alemão, Olaf Scholz, e de ministros dos dois países.
O encontro é desdobramento do Programa de Cooperação Técnica e Financeira entre Brasil e Alemanha criado em 1996, que conta com a realização bianual da Reunião de Negociações Intergovernamentais, na qual são registrados novos compromissos e confirmados temas de interesse comum entre os dois países.
O Ministério da Gestão participou ativamente deste diálogo tendo levado para as negociações um dos temas prioritários sob sua gestão – o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Após as conversas, ficou registrada a intenção em trabalhar juntos para o aprimoramento e modernização do CAR, por meio da integração de bases e o compartilhamento de dados, consolidando-o como uma verdadeira Infraestrutura Pública Digital.
Nesta terça-feira (05/12), durante a transmissão do programa Conversa com o Presidente, apresentado pelo presidente Lula, diretamente de Berlim, na Alemanha, a ministra Esther Dweck, falou sobre a importância do papel do MGI no fortalecimento do CAR.
“A gente tem um papel hoje em dia, que é justamente nesse processo de recriação de instrumentos [para políticas públicas]. O Cadastro Ambiental Rural é essencial para tudo que o senhor falou aqui antes sobre a agricultura, sobre nossa capacidade de importação, sobre a gente demonstrar para o mundo que a gente tem uma agricultura que respeita o meio ambiente, que está fazendo um processo de controle do desmatamento e de reflorestamento também. A gente tem um cadastramento rural, que é o que a gente chama de uma grande infraestrutura pública digital, explicou a ministra.
“Temos 7 milhões de propriedades rurais que são registradas. Esse cadastro começou lá em 2012, 2013, e os governos anteriores não deram muito apoio. E nosso trabalho tem sido de conversar muito com os ministérios todos para reestruturar esse sistema para que ele possa, sim, prover todas as informações que são necessárias para que a gente tenha uma grande capacidade de importação e de produção e de reflorestamento”, afirmou.
Parceria
A ministra Esther Dweck também esteve na segunda-feira (4/12) em reunião com o secretário de Estado do Ministério do Interior Alemão, Markus Richter. Na pauta, temas relacionados à transformação digital e às possibilidades de cooperação entre Brasil e Alemanha em pautas ligadas à inovação, governo digital e compras públicas sustentáveis.
“Tive uma reunião com a área de governo digital, e os alemães querem aprender com a gente, com a nossa experiência de governo digital. Eles ficaram impressionados com o avanço que a gente tem e querem conhecer a nossa plataforma, que é o GOV.BR, que tem mais de 4 mil serviços. Vamos fazer uma parceria de trabalho”, destacou a ministra Esther Dweck, no Conversa com o Presidente.