Sistema Integrado de Administração de Serviços – SIADS (gestão patrimonial)
O que é o SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS – SIADS?
O Siads é uma solução que possibilita aos órgãos da Administração Pública Federal um controle completo e efetivo de seus estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte.
No que tange às questões normativas concernentes à gestão patrimonial, o SIADS está em conformidade com a Lei nº 4.320/64, que estabelece as normas de controle de orçamentos e balanços, com o Decreto nº 9.373/18, que regulamenta a movimentação e desfazimento de materiais, com a IN nº 205/88, que trata da gestão de materiais e com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
Além das legislações mencionadas, o SIADS é continuamente atualizado com vistas a permanecer em consonância com as definições governamentais sobre gestão de materiais.
Quais são os benefícios da utilização do SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS – SIADS na gestão patrimonial?
O sistema permite o controle permanente de depreciação dos bens, viabiliza a realização de inventário eletrônico em plataforma mobile e amplia a automação do registro contábil, possibilitando que o ato e fato das ações administrativas sejam registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) em tempo real.
Vale destacar ainda que, por ser o sistema instituído no âmbito da Administração Pública Federal, o SIADS passa por constantes atualizações e melhorias, tanto em suas plataformas quanto em sua estrutura de administração, gestão e desenvolvimento, com a finalidade de oferecer estabilidade, confiabilidade de dados, integração com outros sistemas de gestão, além de uma boa experiência aos seus usuários.
Como solicitar?
Para solicitar a adesão ao Siads, o interessado deverá abrir um chamado por meio da Central de Atendimento aos Sistemas Estruturantes.
Ao preencher o formulário, deverá escolher a categoria “Siads” > “Implantação” > “Adesão ao Siads”. Em seguida, deverá preencher os demais campos do formulário com os dados solicitados, enviar o chamado e aguardar o atendimento por parte da equipe do Siads.
Com quem fala?
Informações mais completas a respeito do SIADS, tais como manuais, legislação, perguntas frequentes e atendimento ao usuário, estão disponíveis no portal GovBR.