Modelo de Dimensionamento da Força de Trabalho - DFT
O que é o Modelo de Dimensionamento da Força de Trabalho?
O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) é uma das ferramentas de planejamento da força de trabalho que processa dados qualitativos e quantitativos sobre as entregas realizadas por uma equipe, as características de pessoal que compõem a unidade e o contexto do trabalho.
Sua utilidade mais conhecida é a de estimar a quantidade ideal de pessoas para realizar entregas, com foco em resultado, considerando o contexto organizacional e as características da força de trabalho. Esse instrumento de planejamento visa apoiar a gestão de pessoas e subsidiar o planejamento de políticas públicas.
Mais informações no site.
O que o(a) gestor(a) ganha aderindo ao modelo DFT?
Uma ferramenta de gestão e de planejamento da força de trabalho que vai oferecer um diagnóstico da unidade e mais de 30 indicadores qualitativos e quantitativos sobre a unidade e as pessoas.
Como faz para solicitar?
Para solicitar a capacitação em Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) ministrada diretamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é necessário que a autoridade de gestão de pessoas ou superior do órgão ou entidade interessada envie e-mail para sgp.dft@economia.gov.br com as seguintes informações:
- justificativa para adesão ao modelo referencial de DFT;
- informação sobre a existência ou não de recomendação de órgãos de controle ou decisão judicial para a realização de DFT; e
- nomes e contatos dos pontos focais, além da informação de disponibilidade para início da capacitação.
O treinamento tem duração de 10 semanas, aproximadamente. As oficinas são realizadas uma vez por semana, com duração de uma hora e meia.
Os pedidos de capacitação serão atendidos conforme a ordem de chegada ao órgão central do Sipec, considerando a disponibilidade de início da instituição interessada informada na solicitação.
Com quem fala?
O contato pode ser feito pelo e-mail sgp.dft@economia.gov.br.