Diagnóstico do acervo
O que é a solução?
Levantamento preliminar da situação do acervo mantido no órgão ou entidade. A partir dessa primeira etapa, é possível que os órgãos sistematizem as ações de gestão de documentos internamente, respeitando suas especificidades.
O que o(a) gestor(a) ganha com isso?
Trata-se de ação simples que consiste no levantamento de volume, endereço e características gerais dos acervos com vistas ao planejamento de qualquer ação de gestão documental. É fundamental, para o órgão/entidade, para o Estado e para a sociedade, a promoção da gestão de documentos desde o momento da produção. Isso possibilitará a otimização de recursos financeiros, materiais e humanos, o fácil acesso à informação, a produção e a manutenção de documentos confiáveis e autênticos, sua preservação pelo tempo necessário e a eliminação criteriosa daqueles destituídos de valor.
Como faz para solicitar?
Modelo para levantamento preliminar da situação do acervo.
Com quem fala?
A Diretoria de Gestão de Documentos - DGD e a Superintendência Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal – SUREG prestam orientação técnica em quaisquer procedimentos relacionados à gestão de documentos (digitais e não digitais).
Para fazer sua solicitação, acesse o Sistema de Orientações Técnicas - SOT, com o login gov.br, que necessariamente precisa estar cadastrado no Sistema de Informações Gerenciais do Siga - SIG-SIGA. Caso o seu login gov.br não esteja cadastrado no SIG-SIGA, acesse a solicitação de cadastro.