Notícias
POLÍTICA PARA MULHERES
Ministérios se reúnem pela interseccionalidade da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica em Contratações Públicas
Representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e do Ministério das Mulheres (MM) se encontraram no último dia 02/12, em Brasília- DF, para debaterem estratégias de articulação com as redes locais de cada ministério e programas de empregabilidade existentes que possam auxiliar no emprego de mulheres negras e trans como alvo prioritário da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica em Contratações Públicas .
A política foi instituída pelo Decreto 11430/2023 que prevê cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas dos órgãos da administração pública federal direta e indireta. Com prioridade para mulheres pretas e pardas, mulheres trans, travestis e outras possibilidades do gênero feminino.
A discussão do encontro abordou estratégias existentes nos ministérios e como elas poderiam ser usadas em prol da Política. Foi estabelecido os pontos focais do tema em cada um dos ministérios e debatido o planejamento de algumas estratégicas para 2025.
Estiveram presentes a secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do MIR, Márcia Lima, a secretária Nacional dos Direitos das pessoas LGBTQIA+, Simmy Larrat, e a coordenadora-Geral de Programas e Projetos, Cecília Froemming, ambas do MDHC, a coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento no MM, Simone Souza, o secretário adjunto da Secretaria de Gestão e Inovação do MGI, Herbert Barros, e as assessoras Paloma Abelin e Lívia Ramalho do MGI.
Planejamento 2025
No dia 03/12 representantes de todas as áreas do MGI envolvidas na implementação da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência se reuniram para o planejamento das ações da promoção da Política para 2025. Servidores da Diretoria de Inovação Governamental, da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística, da Assessoria Especial de Cooperação Federativa e da Secretaria de Serviços Compartilhados estiveram presentes.
Cada área compartilhou perspectivas de seus setores a fim de somar estratégias e conhecimentos específicos em prol da Política que nortearão as metas e objetivos para o próximo ano.