Notícias
Ações para carreiras transversais contribuem para igualdade de gênero e diversidade
As estratégias para reverter situações de discriminação passam por várias áreas da vida social. Até mesmo ações simples podem ser transformadoras e impactar pessoas dentro e fora da Administração Pública. Com essa perspectiva, a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) implementa, desde o início de 2023, um conjunto de ações para favorecer a equidade de gênero na gestão das carreiras que supervisiona, a saber:
- Analista de Comércio Exterior (ACE);
- Analista de Infraestrutura (AIE);
- Especialista em Infraestrutura Sênior (EIS); e
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Os três eixos do Projeto Linguagem Simples e Não-Sexista buscam incorporar:
- uma linguagem simples, inclusiva e não sexista na comunicação institucional;
- valorizar a atuação das mulheres dessas carreiras transversais; e
- disseminar iniciativas governamentais que contribuam para a igualdade de gênero.
Linguagem inclusiva
A partir da implementação do Projeto Linguagem Simples e Não-Sexista, páginas do sítio eletrônico do Ministério começaram a ser revisadas para conter uma linguagem mais inclusiva e simples. São textos produzidos com informações e orientações destinadas a pessoas das carreiras supervisionadas pela Seges. Além disso, os novos comunicados, produtos e atos normativos já têm sido propostos com esta linguagem. Conheça diretrizes para usar a linguagem simples e não-sexista, clicando aqui: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/inovacao-governamental/gestao-de-carreiras/lins/linguagem-inclusiva.
Valorização das mulheres nas carreiras transversais
Desde janeiro de 2023, algumas ações que buscam destacar mulheres das Carreiras Transversais para cargos de liderança já se encontram em andamento. Um exemplo é o Mural de Talentos temático sobre as mulheres líderes nas seguintes áreas:
- comércio exterior;
- infraestrutura; e
- políticas públicas e gestão governamental.
Conheça essa e outras ações aqui: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/inovacao-governamental/gestao-de-carreiras/lins/valorizacao-das-mulheres-nas-carreiras-transversais.
Incentivo a iniciativas governamentais com abordagem de gênero
Qualquer serviço ou política pública tem o potencial de contribuir para diminuir as desigualdades entre homens e mulheres. Para isso, é necessário primeiro identificar em que aspectos o tema específico contribui para essas desigualdades. Em seguida, é importante adotar mecanismos e ferramentas para buscar mais equidade. Portanto, ao planejar uma iniciativa, podemos nos perguntar: essa ação torna visível, escuta e afeta o lugar em que diferentes segmentos sociais ocupam na sociedade, como homens e mulheres? Podemos ir mais além: como afeta pessoas pretas, brancas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas das mais variadas idades e orientação sexual?
Com isso em mente, o Projeto levantou um aspecto relevante sobre as carreiras supervisionadas pela Seges: as servidoras e os servidores possuem grande potencial e capacidade para influenciar ações governamentais e incluir a abordagem de gênero em políticas para a sociedade.
Foi feita uma enquete para levantar boas ideias e mostrar que é possível realizar ações que apoiam a equidade de gênero de maneira transversal. Veja o resultado aqui: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/inovacao-governamental/gestao-de-carreiras/lins/incentivo-a-iniciativas-governamentais-com-abordagem-de-genero.
Saiba mais sobre o Projeto Linguagem Simples e Não-Sexista: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/inovacao-governamental/gestao-de-carreiras/lins/projeto-linguagem-simples-e-nao-sexista.