Notícias
Com o apoio da CGIG, ANEEL inicia criação de política de ESG
Reunião entre a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Coordenação-geral de Inovação em Gestão
Na última terça-feira (17), foi realizada a primeira reunião entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Coordenação-geral de Inovação em Gestão (CGIG/DINOV/SEGES/MGI), também com a participação da CGCOP/DINOV/SEGES/MGI no intuito de se iniciar a criação da Política ESG da Agência.
A CGIG prestará apoio ao comitê interno da ANEEL criado para a política ESG por meio de oficinas práticas e revisão de roteiros. Ainda foi disponibilizado o questionário para autodiagnóstico da organização (baseado na norma ABNT PR 2030 ESG).
ESG
O termo foi cunhado e divulgado no relatório Who cares wins (Quem se importa ganha 04-37665.global.compact_final (unepfi.org)) em 2004 encomendado pelo Secretário Geral da ONU no contexto dos investimentos e financiamentos a negócios que se importavam com valores humanos, sociais, ambientais e de governança corporativa. Afinal aquilo é que estratégicos é onde as organizações investem recursos.
Este é o primeiro passo que proporcionará às agências reguladoras implementarem governança e políticas de sustentabilidade socioambiental intraorganizacionais. O primeiro caso no Executivo Federal foi da Agência Nacional de Saúde Suplementar (acesse o Vitrine Gov para saber mais). A seguir, é esperada a criação de um Fórum ESG das Agências.
A missão do MGI é intensificar as capacidades do Estado para atuar cada vez de forma mais inclusiva, sustentável e inovadora na implementação de políticas e serviços públicos. E a Consultoria Executiva do MGI é um modelo negócio público de governo para governo para a sociedade!