Notícias
CINCO integra painel da OCDE sobre Ciências Comportamentais aplicadas a políticas públicas
O coordenador-geral substituto da CINCO - unidade de Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Antonio Claret, é um dos quatro painelistas do evento de lançamento da publicação “LOGIC: Good Practice Principles for the Mainstreaming of Behavioural Public Policy” (LOGIC: Princípios de Boas Práticas para a Integração de Políticas Públicas Comportamentais, em português). Organizado pela OCDE, o webinário acontecerá no dia 21 de maio, às 9 h (horário brasileiro), e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://meetoecd1.zoom.us/meeting/register/tJMvc-GorjosH9Q5EzQ9oL-XdfiTL8-cQeH2
Além do representante brasileiro, participarão do painel Cale Hubble (Departamento do Primeiro Ministro e Gabinete da Austrália), Maarit Lassander (Gabinete do Primeiro Ministro da Finlância) e Rupert Gill (Escritório de Comunicações do Reino Unido). Os especialistas compartilharão suas experiências na integração das Ciências Comportamentais às políticas públicas.
Antonio Claret falará sobre o trabalho que vem sendo realizado pela CINCO, primeira unidade de Ciências Comportamentais do governo federal brasileiro, lançada em 2023. “Nossa missão é apoiar formuladores de políticas públicas a terem uma compreensão mais completa dos desafios que enfrentam, a partir de uma abordagem comportamental. Nesses primeiros meses de existência formamos uma rede de quase 2 mil pessoas interessadas no tema e desenvolvemos trabalhos em parceria com vários órgãos federais e estaduais, para apoiá-los no aprimoramento das políticas públicas que desenvolvem”, antecipou Claret.
O mapa da OCDE registra, atualmente, mais de 200 equipes que aplicam ciências comportamentais em governo, distribuídas em 58 países. Entre os exemplos de ganho de eficiência em políticas públicas já obtidos está o caso do Japão, onde houve aumento na adesão a exames de saúde em vários locais, a partir da alteração da opção padrão em um formulário, do fornecimento de instruções concretas aos cidadãos e do envio de lembretes que davam mais destaque às perdas potenciais que aos benefícios.
Boas práticas
A publicação traz 14 princípios de boas práticas desenvolvidos em conjunto com membros da Rede de Especialistas em Insights Comportamentais no Governo da OCDE, da qual a CINCO faz parte. Eles foram organizados em 5 dimensões: liderança; objetivos; governança; integração; e capacidade, que formam o acrônimo LOGIC.
Os princípios baseiam-se em práticas que os decisores políticos e especialistas consideraram eficazes ao longo do tempo e funcionam como direcionamento para governos avaliarem sua maturidade no campo e incorporarem as Ciências Comportamentais em todo o ciclo de políticas públicas, da identificação dos problemas ao monitoramento e avaliação.