Notícias
Experiência brasileira é destaque na abertura da 6ª Semana das Ciências Comportamentais da ONU
Diretora de Inovação do MGI, Claudia Martinelli, compartilha a experiência brasileira na abertura da 6ª Semana das Ciências Comportamentais da ONU
A diretora de Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Claudia Martinelli, foi uma das panelistas na sessão de abertura da 6ª Semana das Ciências Comportamentais da ONU, que aconteceu por videoconferência nesta quarta-feira (29/5). Ela dividiu a mesa com o professor da Universidade de Harvard, Cass Sunstein, uma das principais referências na área; Ailin Tomio, do Banco Mundial; e Kash Ramli, do Unicef.
Claudia falou sobre a experiência brasileira a partir do lançamento da CINCO - primeira unidade de insights comportamentais na estrutura do governo federal. “Pela primeira vez, temos um Ministério voltado exclusivamente para questões como gestão de pessoas, compras públicas sustentáveis e transformação digital. Neste cenário, lançamos a CINCO, uma unidade para ajudar a achar soluções criativas para desafios de políticas públicas usando as Ciências Comportamentais”, contextualizou.
A diretora compartilhou alguns aprendizados como a importância de ouvir os cidadãos, enquanto usuários dos serviços, e de ter um ambiente seguro para experimentação; a centralidade da preocupação com pessoas quando se fala em transformar o governo; a indispensabilidade de compromisso ético e da atuação baseada na ciência.
Na mesa de abertura do evento, Cass Sunstein falou sobre o livro que lançou recentemente (Look Again: The Power of Noticing What Was Always There) e explicou a ideia de “desabituação”, partindo de situações que são ruins, mas com as quais nos acostumamos com o tempo. Ele trouxe como exemplo a permanência em uma sala com fumantes ou em um ambiente poluído, circunstâncias inicialmente incômodas, mas que deixam de ser percebidas dessa forma após alguns minutos ou semanas. “Nós nos acostumamos com coisas ruins e isso pode fazer com que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam um desafio para serem atingidos”, afirmou. Dessa forma, o pesquisador ressalta a necessidade de haver estratégias de “desabituação”, que deem às pessoas uma distância crítica daquilo que as faz mal.
Semana de Ciências Comportamentais
A 6ª Semana de Ciências Comportamentais da ONU acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho de 2024, em modalidade virtual, e reunirá representantes de mais de 40 entidades.
As sessões trarão tópicos relacionados a clima, saúde, paz e segurança pública, integridade de informação, comportamento organizacional, entre outros. A programação completa pode ser acessada em https://www.unbesciweek2024.org/