Notícias
CINCO inicia segunda turma da jornada para analisar desafios em políticas públicas a partir das Ciências Comportamentais
Atividade de nivelamento no primeiro dia da Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas
Começou, nesta quinta-feira (06/06), a segunda turma da Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas. Pelas próximas três semanas, gestores de políticas como enfrentamento ao tráfico de pessoas, prevenção da obesidade e acesso a serviços digitais trabalharão na análise profunda dos comportamentos que impactam os resultados desejados, bem como das barreiras e alavancas para esses comportamentos. A Jornada é conduzida pela CINCO – unidade de ciências comportamentais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Cinco equipes participam dessa etapa, tratando de temas variados: Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS (acesso a serviços digitais por grupos vulneráveis); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social – MDS em parceria com Instituto Nacional do Câncer – Inca (prevenção da obesidade); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI/Central de Relacionamento (pesquisa de satisfação e aperfeiçoamento dos serviços da Central); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI/Secretaria de Governo Digital (ampliação e integração de acesso a serviços públicos); e Ministério da Justiça e Segurança Pública (enfrentamento ao tráfico de pessoas).
“Baseadas em boas práticas internacionais e em métodos usados por unidades de ciências comportamentais de referência em todo o mundo, desenvolvemos um processo para apoiar gestores públicos a agregarem o conhecimento sobre o comportamento humano no desenho de políticas, para que sejam mais eficientes e inclusivas”, explicou a coordenadora-geral da CINCO, Marizaura Camões.
Esse é o segundo grupo que participa da Jornada. No primeiro, participaram Agência Nacional da Energia Elétrica – Aneel (escolha de tarifas de energia elétrica); Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPREV (adesão à previdência complementar); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS: serviço de acolhimento da Família Acolhedora; Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – MEMP (Simples Nacional); e Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ (pagamento de tributos).
No dia 27 de junho as 10 equipes participarão do evento virtual de encerramento da 1ª Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas para apresentar os resultados e compartilhar experiências.