Notícias
CINCO apresenta trabalho que está desenvolvendo para identificação de barreiras em serviços públicos em reunião da OCDE
Representantes da CINCO no 6º encontro de especialistas em ciências comportamentais da OCDE
Reflexões sobre o uso do método anti-sludge e a construção de uma ferramenta que será desenvolvida pela CINCO - unidade de Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi apresentado durante o 7ֻº encontro de especialistas em ciências comportamentais da OCDE, que aconteceu em Paris, nos dias 13 e 14 de junho.
O coordenador-geral substituto da CINCO, Antonio Claret, mostrou o trabalho que tem sido feito para desenvolver uma ferramenta adaptada à realidade brasileira, a partir do conhecimento adquirido durante a primeira Internacional Sludge Academy e do método de auditoria anti-sludge elaborado pelo Governo de New South Wales (NSW), na Austrália.
O projeto, desenvolvido pela OCDE em parceria com o Governo de NSW, envolveu 16 equipes de 14 países. Desses, Austrália, Brasil, Canadá, Finlândia e França fizeram apresentações no encontro de especialistas, discutindo melhores práticas para identificar e medir sludges em serviços públicos e processos de governo. Sludges são barreiras práticas, emocionais ou sociais que interferem nas interações das pessoas com governos, encontradas, por exemplo, em formulários complexos, linguagem não clara e etapas desnecessárias para acesso a serviços.
Programação
A abertura do encontro de especialistas foi feita pela vice-diretora de Governança Pública da OCDE, Gillian Dorner, e por Earl Pinto, da Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos. Durante o evento, conduzido por Chiara Varazzani (especialista da OCDE) e Mariam Chammat (conselheira da unidade de ciências comportamentais da França), representantes de diversos times de ciências comportamentais compartilharam lições aprendidas e melhores práticas.
Houve, ainda, discussões específicas sobre ciências comportamentais para transição verde e sobre o impacto de mudanças administrativas na continuidade de funções inovadoras em governo, incluindo a aplicação de ciências comportamentais, uma vez que, em 2024, metade da população mundial passará por eleições.
Por fim, houve uma apresentação da publicação “LOGIC: Good Practice Principles for the Mainstreaming of Behavioral Public Policy” (LOGIC: Princípios de Boas Práticas para a Integração de Políticas Públicas Comportamentais, em português), lançada recentemente pela OCDE, em evento que contou com a participação da CINCO.