Notícias
CINCO inicia um novo ciclo da Jornada de Investigação de Problemas a partir das Ciências Comportamentais
Primeiro dia do 2º Ciclo da Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas: Jornada Curta
Nesta terça-feira (27/08), teve início um novo ciclo para as equipes da Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas, iniciada em abril deste ano. A Jornada é conduzida pela CINCO, a unidade de Ciências Comportamentais da Diretoria de Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O primeiro ciclo se concentrou na compreensão de comportamentos que impactam políticas em temas como previdência complementar e acesso a serviços digitais por grupos vulneráveis, entre outros. Agora, pelos próximos meses, seis equipes aprofundarão a análise dos comportamentos-alvo definidos no primeiro ciclo por um dos dois percursos, a depender da profundidade dos seus desafios: a Jornada Curta ou a Jornada Longa.
A Jornada Curta foi desenhada para equipes com o elemento comportamental de política pública bem definido e já com alguns insights elaborados e partirão direto para as etapas Novas Estratégias e Checagem. Fazem parte desse grupo:
- Secretaria de Gestão e Inovação do MGI – Central de Atendimento (Seges/MGI);
- Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro (RJPrev);
- Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP); e
- Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ).
A Jornada Longa, por sua vez, é destinada às equipes que ainda passarão por uma qualificação mais detalhada do problema comportamental a ser enfrentado em suas políticas públicas específicas. Essas equipes percorrerão a etapa de Insights; e em seguida; as etapas Novas Estratégias e Checagem. É o caso das equipes dos seguintes órgãos:
- Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS); e
- Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
“Além de trabalhar de forma colaborativa com essas equipes esperamos, ao final do processo, poder detalhar uma metodologia de aplicação de ciências comportamentais no contexto do setor público brasileiro”, explica a coordenadora-geral da CINCO, Marizaura Camões.
Ao final desses dois percursos, a expectativa é que todas as equipes cheguem ao desenho de protótipos de intervenção comportamental, bem como realização de um experimento, com a aplicação dos protótipos e análise dos resultados alcançados. A Jornada Curta tem previsão de conclusão no final de 2024, e a Jornada Longa, no início de 2025.
--------------------------------
Saiba Mais!
Conheça as duas turmas do 1º ciclo da jornada para analisar desafios em políticas públicas a partir das Ciências Comportamentais: