Notícias
CINCO e Ministério do Desenvolvimento Agrário avançam em projeto para fortalecimento da agroecologia
A CINCO – unidade de Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acaba de publicar um mapa de insights que sintetiza as principais informações sobre o comportamento de agricultoras e agricultores em relação às suas práticas produtivas. É a primeira etapa de um projeto que tem como objetivo contribuir para a promoção de uma agricultura mais sustentável e inclusiva, agregando o olhar comportamental às estratégias de fomento à transição agroecológica.
O mapa traz uma representação visual de informações obtidas em entrevistas realizadas com 44 agricultoras e agricultores em 11 Estados de diferentes regiões do país: Distrito Federal (6), Goiás (4), Bahia (11), Rio de Janeiro (2), Maranhão (15), Rondônia (1), Paraíba (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Norte (1).
O trabalho mostra, por exemplo, o quanto a influência do grupo e a tradição familiar são estímulos à adoção de práticas agroecológicas e, por outro lado, o quanto a percepção de que insumos químicos facilitam o trabalho e o medo de perdas fazem com que haja preferência pela agricultura convencional.
“O objetivo do projeto é fortalecer a agroecologia por meio de uma abordagem multifacetada. Aprofundar o entendimento do comportamento dos agricultores em relação às suas próprias práticas, o que os mobiliza, ajuda a traçar ações mais eficazes”, explicou a coordenadora-geral da CINCO, Marizaura Camões.
Nas próximas etapas do projeto serão desenvolvidos experimentos para testar intervenções comportamentais que possam ser úteis e eficientes à disseminação da transição agroecológica.
Metodologia
O projeto usou a metodologia do design etnográfico, abordagem que busca entender profundamente as necessidades e contextos das pessoas afetadas por um produto, serviço ou política pública, a fim de identificar oportunidades de inovação que correspondam melhor às suas perspectivas e experiências.
As entrevistas com agricultoras e agricultores familiares foram realizadas de setembro a dezembro de 2023 e conduzidas pela equipe da CINCO, com a participação eventual de técnicos do MDA, tanto de forma online quanto presencial.
As entrevistas foram analisadas por um ou mais membros da equipe da CINCO, buscando identificar de 3 a 5 pontos principais em cada uma delas, que contribuem para compreender os fatores relacionados à adoção ou não da transição agroecológica. Em seguida, a equipe selecionou os mais relevantes para compor o mapa de insights do projeto.