Felicidade Interna Bruta
Butão usa Felicidade Interna Bruta como indicador de desenvolvimento
Índice baseia-se no princípio de que desenvolvimento espiritual e material são simultâneos
Em 1972, o rei do Butão Jigme Singye Wangchuck criou o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que assinalou o compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país, baseada nos valores espirituais budistas.
A nossa Elizabeth Krauter ajudou trazendo os quatro pilares do índice, elaborados em nove domínios!
PILARES:
- Boa governança: determina as condições nas quais os butaneses prosperam;
- Desenvolvimento socioeconômico sustentável: deve valorizar as contribuições sociais e econômicas das famílias, o tempo livre e o lazer;
- Preservação e Promoção da Cultura: desenvolvendo resiliência cultural;
- Conservação ambiental: acredita-se que o meio ambiente contribui para estímulos estéticos e outros que podem ser diretamente curativos para pessoas que apreciam cores e luz vivas, brisas puras e silêncio no som da natureza.
DOMÍNIOS
- Padrões de vida
- Educação e Saúde
- Meio Ambiente
- Comunidade
- Vitalidade
- Uso do tempo
- Bem-estar psicológico
- Boa governança
- Resiliência e promoção cultural
E ainda de acordo com esses 9 domínios, Butão desenvolveu 38 subíndices, 72 indicadores e 151 variáveis, usados para analisar a felicidade do país.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico, o índice de Felicidade Interna Bruta baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, se complementando e reforçando mutuamente. Saiba mais no GNH Centre Bhutan.
Detalhando. Se quiser saber mais, Na TV Senado tem uma entrevista com o ex-ministro da Educação do Butão, Thakur Powdyel, em que ele fala sobre o FIB.
Marque na agenda. Thakur Powdyel é um dos palestrantes do 1º Congresso da Felicidade de Brasília, que acontecerá no dia 13 de agosto, no Museu Nacional da República. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por aqui.