Atos Falhos & DesAcertos - por Pedro Arias
Drone com mensagens para evitar aglomerações durante a pandemia de COVID-19: quando o Nudge sai pela culatra
Ideia: Reduzir aglomerações de cidadãos em pontos específicos, como comunidades vulneráveis e mares, informando via drone, para seguirem as regras de prevenção à saúde determinadas pela Prefeitura do Rio para a COVID-19.
Contexto: Em 02/2020, a pandemia chegava ao Rio de Janeiro com um contexto de notícias internacionais, acompanhamento dos primeiros casos e informações sobre os tratamentos e a prevenção ao Coronavírus. Somado a este contexto, a comunidade científica mundial alertava para o fato de que os tratamentos para a COVID-19 não eram completamente conhecidos, pois ainda não era possível o mapeamento/acompanhamento de todo um ciclo da doença.
Muitas notícias e fake news eram diariamente veiculadas em redes sociais, criando uma consequente sobrecarga de informação. Variações de orientações sobre como se prevenir, aumentavam as possibilidades de fadiga de decisão. A carga emocional de se lidar com uma situação urgente, inédita mundialmente e mais a incerteza do que era o melhor a ser feito a cada dia, criava uma tendência de agravamento de diagnósticos de ansiedade nos cidadãos, em diferentes níveis para diferentes grupos de pessoas.
Apesar das orientações das autoridades para que as pessoas evitassem aglomerações ou saíssem de casa para objetivos não essenciais, existiam aqueles que não podiam ou não queriam mudar suas rotinas de vida. Dentre estes perfis de indivíduos, especificamente estavam aqueles que realizavam práticas esportivas com poucas pessoas próximas, como surfistas e skatistas e as que tinham uma vida em comunidade bastante ativa, como aposentados e pequenos lojistas de vilarejos. Neste projeto era necessário informar que até mesmo estes hábitos seriam qualificados como aglomeração e precisariam ser alterados, resultando em um comportamento que significasse a prática do isolamento social. A Prefeitura do Rio de Janeiro tinha drones e queria utilizá-los como estratégia para conscientizar as pessoas sobre aglomerações ou práticas que ampliassem o risco de transmissão do Coronavírus e convidou a NudgeRio para desenvolver uma abordagem Nudge.
Abordagem: Chamar a atenção de cidadãos e informar via drones que, o grupo o qual se estava inserido ou a prática que estava realizando, era um comportamento de infração às regras sociais de prevenção ao COVID-19. O equipamento sobrevoou áreas que eram denunciadas no Disk-Aglomeração (Figura 1), por meio do 1746. Também existiu a criação de um canal de comunicação no Whatsapp e o mapeamento de áreas pelas redes sociais, câmeras do Centro de Operações - COR-Rio e, ainda, por agentes públicos da Guarda Municipal e Ordem Pública os quais indicavam as áreas definidas como bastante movimentadas ou locais característicos para a prática dos esportes citados.
É importante destacar que a NudgeRio não teve ingerência sobre o uso do equipamento, sendo solicitada exclusivamente para a elaboração das mensagens. Nestes casos, em que a unidade não é responsável totalmente ou participa integralmente do desenvolvimento da abordagem ou mesmo não são realizados testes experimentais, as iniciativas são definidas como Projetos de Insights Comportamentais, nos quais o conhecimento prévio e bibliografias indicadas são a base para a elaboração de ações com orientação às ciências do comportamento.
Nestes tipos de projetos é utilizada a metodologia própria chamada MIND. Meio-Impacto-NuDge, conforme descrito abaixo:
Meio (KEY RESOURCES)
Identificar o dispositivo pelo qual o nudge será realizado e criar critérios operacionais para assegurar que o incentivo ou ação chegue ao cidadão, bem como identificar quem envia a mensagem e que tipo de estímulos emocionais esta pessoa pode causar nos indivíduos no contexto mapeado.
Impacto
Identificar o potencial de alcance do incentivo através do tipo de comunicação, incentivos e barreiras informacionais
NuDge
O tipo de incentivo e estímulos para a mudança de comportamento do cidadão.
NUDGE DRONE CORONAVÍRUS
Meio (KEY RESOURCES): Drone - equipamento oficial da Prefeitura do Rio operado por agente público uniformizado.
Impacto: Ir rapidamente em lugares com aglomeração sem expor equipes da prefeitura. Distanciamento imediato.
NuDge: Autoridade - Norma Social - Disponibilidade de Informação - Atenção.
Mensagem Comunidade: "Atenção, a prefeitura do Rio pede a todos que evitem aglomerações. Aglomerações facilitam a propagação do novo coronavírus. Por favor, respeite o distanciamento social e proteja a sua saúde e a dos outros”.
Mensagem Surfistas: "Atenção Surfistas, o isolamento social é uma determinação da Prefeitura do Rio, evitem práticas esportivas, o risco de transmissão por pessoa pode colocar em risco suas famílias. Por favor, respeite o isolamento social e proteja a sua saúde e a da sua família”.
Resultados e Alcance: O projeto não teve resultado positivo nas áreas comunitárias, pois as pessoas se aglomeravam ao redor da novidade, que era o Drone. Entre surfistas o resultado foi positivo e todos retornavam às suas residências e deixavam de praticar esportes. Mas, como em áreas comunitárias seria o principal foco de uso da ferramenta, optou-se por não realizar mais a ação de Nudge.
Curiosidade e Discussões: A curiosidade é o grande motivo pelo qual optamos em suspender a intervenção. As pessoas se aglomeravam para ver o drone.
Imagens do Jornal Extra (Globo). Veja matéria completa para saber mais: Drone que pede a cariocas que evitem aglomerações reúne curiosos em Campo Grande.