Edição 7 - Jul/2024
Confira nesta edição:
- Webinário CINCONECTE sobre bem-estar; novidades nos Grupos de Estudo e Experimento; percepções sobre Comportamento & Tal.
- CINCO entrevista: Guilherme Lima fala sobre Ciências Comportamentais e bem-estar.
- Desafio CINCO: conheça as ideias de intervenções comportamentais para promover ambientes de trabalho mais saudáveis.
- Atos Falhos & DesAcertos: Pedro Arias, da NudgeRio, conta a história de um “nudge que saiu pela culatra” durante a pandemia de Covid-19.
- Artigo: Aureliano Bressan explica o que é a Escala de Bem-Estar Financeiro Percebido.
- SIMPLES MENTE: nesta edição falamos do elemento SALIÊNCIA.
- Para saber mais: Relatório Mundial da Felicidade, Felicidade Interna Bruta, Paradoxo de Easterling e muito mais.
Ciências Comportamentais e bem-estar
Fim de férias. Aproveitando esse momento em que muitas pessoas estão encerrando as férias, neste CINFORME vamos falar de bem-estar!
Começando pelo webinário promovido pela CINCONECTE no dia 23 de julho. Guilherme Lima (Ponto Futuro), Luana Faria (LA-BORA! gov), Marcelo Benvenuti (USP) e Claudio Ferraz (Liti Saúde) trouxeram diferentes perspectivas sobre o tema. Mais de 100 pessoas participaram ao vivo.
Grupos de Estudo e Experimento no embalo
Os Grupos de Estudo e Experimento (GEEs) da CINCONECTE estão em plena atividade. O GEE de Silêncio inscreveu uma vivência para a Semana de Inovação. Dedos cruzados para que seja aprovada. 🤞
O GEE de Desinformação vai receber, ainda em julho, uma representante do BIT (Behavioral Insights Team, do Reino Unido) para conversar em detalhes sobre os experimentos que eles já fizeram sobre o tema.
E o GEE Gestão definiu que vai focar as discussões em como as ciências comportamentais podem apoiar as relações entre líderes e liderados. Dá pano pra manga, né?
Para saber como participar dos Grupos de Estudo e Experimento, acesse o site.
Nosso reforço positivo para o Comportamento e Tal
O segundo módulo do Comportamento & Tal, conduzido pela professora Raquel Aló, não ficou atrás do primeiro em animação dos participantes.
E para não dizerem que é marmelada, roubamos (com autorização) o depoimento da Marcela Azevedo no Linkedin:
CINCO entrevista
O bem-estar da população deve ser o objetivo dos governos? Como medi-lo? E, tendo o bem-estar como fim, o que muda na concepção de políticas públicas? O que os países que vão bem nos rankings de bem-estar têm em comum? E como a sustentabilidade entra nessa discussão?
Conversamos sobre essas e outras questões com o Guilherme Lima, que é consultor da Ponto Futuro, professor da ESPM e um dos fundadores da C3 – Comunidade de Ciências Comportamentais. Está imperdível!
Bônus: Além da entrevista super inspiradora, Guilherme também deu duas dicas de conteúdo que valem a pena compartilhar.
O primeiro é o site do World Wellbeing Movement, uma organização sem fins lucrativos que trabalha na intersecção entre academia, mercado e governo para traduzir insights de bem-estar baseados em evidências em impacto no mundo real. Em parceria com a Universidade de Oxford, eles lançaram um Manual de Bem-Estar no Trabalho, que resume algumas das principais intervenções baseadas na ciência que comprovadamente aumentam o bem-estar no ambiente profissional.
A segunda sugestão é o What Works Wellbeing, um repositório de ações e projetos para aumentar o bem-estar das pessoas, ajudando a compreender o que governos, empresas e comunidades podem fazer para isso. Infelizmente, o repositório parou de ser atualizado em 2024, mas ainda está repleto de conteúdo.
Desafio CINCO
Na última edição do CINFORME pedimos ideias de intervenções comportamentais que podem ajudar lideranças e organizações a promoverem um ambiente de trabalho mais saudável, que contribua para o bem-estar dos trabalhadores.
Recebemos várias sugestões e publicamos uma a uma, confira aqui! Também fizemos uma enquete para você votar na sua preferida: https://forms.office.com/r/b2mPRtMf6F.
Agradecemos a todas e todos pela participação! É sempre muito inspirador ver quanta coisa pode ser feita a partir das lentes das Ciências Comportamentais.
Atos Falhos & DesAcertos
A curiosidade é o grande motivo pelo qual optamos em suspender a intervenção
No fatídico ano de 2020, a NudgeRio participou de um projeto para usar os drones da Prefeitura do Rio de Janeiro para conscientizar as pessoas sobre aglomerações ou práticas que ampliassem o risco de transmissão do coronavírus.
A unidade elaborou as mensagens para serem veiculadas em alto-falantes acoplados aos drones, que sobrevoaram áreas denunciadas no Disk-Aglomeração. Entre os surfistas, o resultado foi positivo e eles voltaram para casa. Mas consegue imaginar o que aconteceu nas comunidades?
Acesse o artigo do Pedro Arias e conheça essa história de quando o "nudge saiu pela culatra".
Artigo
Bem-estar financeiro em um mosaico de dimensões
Você sabe o que é bem-estar financeiro? E como medir algo tão subjetivo? Neste artigo, o integrante da CINCONECTE, Aureliano Bressan, explica o que é a Escala de Bem-Estar Financeiro Percebido (Percieved Financial Well-Being Scale - PFWBS), desenvolvida por pesquisadores brasileiros para responder essa pergunta. Confira aqui.
E se quiser escrever artigos para as próximas edições do CINFORME, envie um e-mail para cinconecte@gestao.gov.br
SIMPLES MENTE
Considerando nossa capacidade limitada de atenção, tendemos a focar no que é novo no nosso campo perceptivo e no que é potencialmente relevante para o nosso bem-estar.
O elemento SALIÊNCIA tem vastas possibilidades de aplicação em políticas públicas, sobretudo quando estamos falando de comunicação. Os novos rótulos colocados nos alimentos para chamar atenção para o alto teor de sódio, açúcar ou gordura são bons exemplos.
Para saber mais
PUBLICAÇÕES
Conheça os principais destaques do Relatório Mundial da Felicidade 2024
Igualdade social tem impacto mais significativo na felicidade da população do que o crescimento econômico por si só.
ÍNDICE
Butão usa Felicidade Interna Bruta como indicador de desenvolvimento
Índice baseia-se no princípio de que desenvolvimento espiritual e material são simultâneos
PESQUISAS
Dinheiro traz felicidade?
Conheça os estudos de Kahneman sobre o tema e saiba mais sobre o Paradoxo de Easterling
Expediente
Esta edição contou com a participação de:
Adriana Mascarenhas, Adriana Sbicca, Antonio Claret, Aureliano Bressan, Carla Arêde, Eduardo Camargo, Elizabeth Krauter, Guilherme Lima, Helena Azambuja, Jorge Humberto, Lívia Machado, Marcela Azevedo, Marizaura Camões, Pedro Arias, Sérvio Caetano.
Conhece algum caso de sucesso sobre aplicação de Ciências Comportamentais a Políticas Públicas? Envie para cinconecte@gestao.gov.br e nos ajude a formar um banco de projetos!
Participe das redes sociais da CINCONECTE!