Desinformação: O que faz pessoas racionais acreditarem em fake news, teorias da conspiração e outras coisas irracionais
Por Eliabeth Krauter
Em seu novo livro – Desinformação1 – Dan Ariely busca compreender: Por que as pessoas são tão influenciáveis? Por que as pessoas acreditam em informações erradas, as buscam e as espalham? O que acontece quando uma pessoa aparentemente racional começa a cogitar, adotar e defender crenças irracionais?
Ele utiliza o termo negacionismo (misbelief) para descrever esse fenômeno complexo e multifacetado. O negacionismo é definido como uma perspectiva ou uma mentalidade psicológica que age como uma lente distorcida pela qual as pessoas observam o mundo, pensam sobre ele e o descrevem para os outros.
Todas as pessoas estão sujeitas a esse fenômeno, pois todas consomem informação e a utilizam para entender o que acontece ao seu redor.
Ariely aborda o negacionismo como um processo. E esse processo lembra um funil, que vai puxando as pessoas cada vez mais para o fundo. Para ele, qualquer pessoa, sob determinadas circunstâncias, pode acabar caindo nesse funil.
Para Ariely, o negacionismo é o resultado da junção de vários elementos. Eles incluem emoções, vieses cognitivos, traços de personalidade e forças sociais. As emoções são o ponto de partida, pois elas são o motivador subconsciente das crenças.
Ao longo dos capítulos, Ariely apresenta insights para combater esse fenômeno, destacando a importância da compreensão e da empatia.
1ARIELY, Dan. Desinformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2024.