Edição 2 - Fev/2024
Confira nesta edição:
- Próxima reunião da Rede CINCONECTE: não fique de fora!
- CINCO entrevista: Guilherme Lichand. O professor da Universidade de Stanford fala sobre ciências comportamentais aplicadas às políticas de educação.
- Atos Falhos & DesAcertos: Vera Rita de Mello Ferreira conta a história de um projeto que não teve os resultados esperados e o que podemos aprender com essas experiências.
- CINCO minutos de metodologia: O que é um problema comportamental? Artigo ajuda gestores de políticas públicas a compreenderem melhor a natureza de seus desafios.
- Simples Mente: nessa edição falamos do elemento INCENTIVO em políticas públicas.
- Para saber mais: Notícias e eventos sobre Ciências Comportamentais no Brasil e no mundo.
Cinconecte fará reunião virtual no dia 22 de fevereiro
Encontro marcado. Está com saudade? Nós estamos, mas já temos data para resolver isso. O próximo encontro virtual da CINCONECTE – Rede de Ciências Comportamentais em Governo vai ser no dia 22/02/2024, às 15h, neste link. Convide os colegas interessados no tema para participar também.
Se organizar direitinho... Ajude a gente e confirme sua presença na reunião. Não deixem flopar, afinal, foram os participantes do encontro anterior que escolheram a data deste e temos provas.
CINCO entrevista
Políticas públicas de educação são centrais para a melhoria de vida da população, para o desenvolvimento social e econômico do país e para preparar os indivíduos para enfrentarem desafios globais como pandemias e mudanças climáticas.
São terreno fértil para o uso das Ciências Comportamentais e é sobre isso que conversamos com Guilherme Lichand. O professor da Universidade de Stanford compartilha sua experiência em pesquisa sobre os desafios da educação em países de média e baixa renda e como os insights comportamentais podem ajudar a endereçar desigualdades na área.
Atos Falhos & DesAcertos
É errando que se aprende. Sabemos que nem sempre é assim, mas muitas vezes é – e este é o espaço do CINFORME em que compartilhamos nossos desacertos e o que aprendemos com eles.
Nesta edição, a professora e consultora Vera Rita de Mello Ferreira conta sobre um trabalho que realizou com uma empresa de grande porte para tratar de questões referentes à vida financeira de um público de baixa renda.
Projetos que não trazem os resultados esperados podem ser úteis para nos preparar para novas experiências.
Ela nos lembra que nem sempre vamos conseguir controlar todos os fatores que podem impactar um projeto e comprometer seus resultados, mas que, apesar do sentimento de frustração, essas experiências são úteis para nos preparar para novas oportunidades.
CINCO minutos de metodologia
O que é um problema comportamental?
Os desafios da política pública que gerencio podem ser enfrentados com as ferramentas das Ciências Comportamentais?
Uma das primeiras tarefas de quem trabalha com ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas é justamente definir um problema comportamental, mesmo sem a pretensão de realizar um experimento. Apesar de parecer óbvia ou simples, é uma etapa estratégica e que exige muito trabalho. É em torno do problema que são mapeados os fatores individuais, sociais e culturais e para o qual são testadas as soluções apropriadas. Ou seja, é uma etapa essencial que pode influenciar o sucesso e o fracasso de qualquer ação.
Para saber mais
SIMPLES MENTE
Ferramenta permite incorporação de dimensões comportamentais em políticas públicas
Conheça o elemento INCENTIVO
POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas educacionais e incentivos são a bola da vez
Seja na transferência dos recursos do ICMS para as prefeituras, seja para conclusão de anos letivos para alunos de baixa renda
EVENTOS
Conferência Anual da Behavioural Science Policy Association (BSPA)
Está acabando o prazo para submissão de artigos! O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de maio, em formato virtual.
EVENTOS
Lançamento da Behavioural Research UK (BR-UK)
O evento será virtual no dia 4 de março e marca o início de uma era na pesquisa comportamental no Reino Unido. Inscreva-se!
Para fazer parte da CINCONECTE e sugerir conteúdos para o CINFORME, envie um e-mail para cinconecte@gestao.gov.br.
Participe do grupo da CINCONECTE no WhatsApp.