Seja bem vindo à página que compila as principais informações sobre o processo de revisão das estruturas organizacionais dos ministérios e entidades, desde sua concepção até o cadastro no sistema informatizado do SIORG!
O que é uma estrutura organizacional?
O poder executivo federal é dividido em administração direta (ministérios) e indireta (autarquias, fundações públicas e empresas estatais).
Em sua organização interna, essas instituições são divididas em subunidades, com competências próprias; essas subunidades são interligadas, formando uma estrutura hierárquica. A essa estrutura hierárquica de subunidades dá-se o nome de estrutura organizacional.
As atividades de desenvolvimento organizacional dos ministérios, das autarquias e das fundações públicas são, ainda, estruturadas sob a forma de sistema, denominado Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG. Como suporte às suas atividades, o SIORG conta com um sistema informatizado para o cadastro oficial das estruturas organizacionais dos ministérios e das entidades públicas. As empresas estatais tem um tratamento diferente, que é conduzido pela SEST.
Por que é importante pensar sobre estruturas organizacionais na Administração Pública federal?
O poder executivo federal é o poder da União responsável pela concepção e pela execução das políticas públicas em nível federal. Enquanto a concepção de uma política pública é sempre conduzida pela administração direta (ministérios), sua execução pode ser direta, ou por meio de entidades públicas (administração indireta).
Para a consecução eficaz das políticas pública, as estruturas organizacionais de ministérios e entidades públicas devem, portanto, ser desenhadas a partir dos macroprocessos, dos produtos e dos serviços prestados. As normas e diretrizes pré-definidas que devem ser seguidas nesse processo visam, assim, otimizar a gestão dos recursos internos e informacionais de cada instituição, sempre com o objetivo de melhor atender o cidadão.