Conheça a SEGES e a Central de Compras
A Secretaria de Gestão, instituída pelo Portaria MGI Nº 7.660, de 24 de outubro de 2024, tem competência para formular políticas e diretrizes para a gestão pública compreendidos:
- a organização e o funcionamento da administração pública federal, em especial quanto a modelos jurídico-institucionais, estruturas organizacionais, cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas de natureza técnica;
- a pactuação de resultados de órgãos e entidades da administração pública federal; e
- o aperfeiçoamento e a inovação da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal;
É a unidade que propõe, coordena e apoia a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de inovação, modernização e aperfeiçoamento da gestão pública, promove a gestão do conhecimento e a cooperação em gestão pública, coordena, gerencia e presta apoio técnico a projetos especiais de modernização da gestão pública relacionados a temas e áreas estratégicas de governo.
Atua, também, como órgão supervisor das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG, de Analista de Infraestrutura e do cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, gerenciando as atividades administrativas relacionadas.
É o órgão central do Siorg e do Sisg, além de ser a Secretaria-Executiva do Confoco e da Comissão Gestora do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
Entre outras atribuições, compete à SEGES a proposição de políticas, planejamento, coordenação, supervisionamento e orientação normativa de atividades, de gestão dos recursos de logística sustentável e de gestão de convênios, contratos de repasse, colaboração e fomento, termos de execução descentralizada e termos de parceria;
A secretaria de Gestão é composta pelas seguintes unidades:
- Diretoria de Modelos Organizacionais;
- Diretoria de Inovação Governamental;
- Diretoria de Normas e Sistemas de Logística;
- Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão;
- Diretoria de Transferências e Parcerias da União; e
- Central de Compras
Sobre a Central de Compras
A Central de Compras, unidade integrante da Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema de Serviços Gerais (SISG), do Ministério da Economia, é responsável pelo desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição, contratação, alienação e gestão centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e pelas entidades do Poder Executivo Federal, conforme o Portaria MGI Nº 7.660, de 24 de outubro de 2024.
É composta por cinco Coordenações-Gerais, abaixo descritas: