Capacitação AVN
A quem se direciona
A todos os usuários do Almoxarifado Virtual Nacional qu tnham dúvidas ou curiosidade sobre as regras do serviço
Conteúdo em texto
A Central de Compras elaborou manuais com as Regras do Almoxarifado Virtual Nacional e com instruções de como utilizar o sistema das empresas contratadas. Clique aqui para acessar o manual do sistema da empresa Autopel (regiões norte e sudeste) e aqui para o sistema da empresa BR Suplly (regiões centro-oeste, nordeste e sul).
Conteúdo em vídeo
Além dos manuais, também são disponibilizados vídeos com a apresentação do Almoxarifado Virtual nacional, bem como suas regras de utilização.
Vídeo 1: Conhecendo a Central de Compras
A Central de Compras é unidade do Ministério da Economia vinculada à Secretaria de Gestão. É responsável por inovar e ter para si os objetos comuns que vários órgãos contratariam, evitando várias licitações semelhantes. Dentre os modelos propostos pela Central de Compras surge a ideia do Almoxarifado Virtual Nacional.
O Almoxarifado Virtual Nacional é um serviço de fornecimento de materiais de consumo administrativo. Esse serviço é uma forma muito mais simples, rápida e econômica de adquirir produtos de escritório. Com apenas alguns cliques, todo o processo é finalizado, tudo em um sistema seguro e moderno
No Almoxarifado Virtual Nacional não foi licitada a compra de itens. Então a relação de materiais fornecidos e a sua quantidade é variável durante toda a execução. Foi contratada a empresa que forneceu a menor Taxa de Ajuste, ou seja, o menor percentual a ser aplicado sobre o preço-base de um item para chegar ao seu valor final. Essa taxa serve como remuneração para a empresa contratada pelos serviços prestados e pelo sistema disponibilizado.
No sistema, cada usuário terá um perfil de acesso diferente, podendo ser: solicitante, aprovador, gestor setorial ou administrador. Cada um possui atribuições bem específicas e todas essenciais para o bom funcionamento do modelo. Atenção: cada usuário pode ter apenas um perfil.
No Almoxarifado Virtual Nacional, o fluxo de um pedido possui quatro etapas: solicitação, aprovação, entrega e ateste. Todas podem ser acompanhadas no sistema. As entregas são rápidas e constantes, o que permite ao órgão se adaptar à flutuação da demanda.
Após a aprovação do pedido, ele segue para a empresa preparar a entrega. O prazo da entrega depende de quando o pedido foi aprovado e em qual região do país a unidade solicitante se encontra.
O solicitante é responsável por verificar o pedido quando é entregue pela empresa contratada. Caso tenha ocorrido algum problema, é necessário promover o conteste no sistema. Indicando qual Item sofreu a falha e apresentando informações complementares que possam facilitar o entendimento do problema.
Vídeo 8: Prazos do ateste e conteste
Cada uma das etapas do processo de ateste e conteste possui prazo específico e consequências caso não seja respeitado. Todo o fluxo foi pensado em dar transparência e oportunidade a todas as partes para se manifestarem.
A entrega corretiva é a forma de a empresa sanar alguma falha que aconteceu na entrega de um pedido. Seu objetivo é diminuir o prejuízo ao órgão por um eventual problema no fornecimento. O prazo depende da região em que a unidade administrativa se localiza.
Vídeo 10: Inclusão de novos itens
Qualquer usuário pode solicitar a inclusão de novos itens para avaliação pela Central de Compras, desde que sejam de consumo administrativo: material de expediente e suprimentos de informática. Itens fora desse escopo, permanentes ou especializados não podem ser incluídos no Almoxarifado Virtual Nacional.