Estratégia Institucional
O Ministério da Economia absorveu um conjunto significativo de unidades e atribuições advindas da extinção das antigas pastas da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e do Trabalho e Previdência. A fusão agrupou estruturas distintas de governança e gestão, tanto para tratar dos aspectos internos à sua gestão quanto para se relacionar com os agentes externos ao órgão.
Dessa forma, na atual estrutura do Ministério da Economia, a Diretoria de Gestão Estratégica da Secretaria de Gestão Corporativa (DGE/SGC) é o órgão setorial responsável pelas competências relacionadas ao planejamento estratégico institucional e seus desdobramentos no âmbito do Ministério da Economia.
A relação de indicadores e suas respectivas metas é apresentada no link abaixo:
Indicadores e Metas do Ministério da Economia — Português (Brasil) (www.gov.br)
Valores do ME
Integridade: Fazemos o que é certo, com honestidade e firmeza ética.
Confiança: Somos conscientes de nossa função, nossa motivação é trabalhar em prol do interesse público.
Transparência: Promovemos a publicidade e visibilidade das ações institucionais e práticas administrativas de forma a propiciar o controle social e a redução de assimetria de informações entre os agentes econômicos
Excelência: Entregamos resultados com qualidade e eficiência, buscando sempre superar expectativas.
Cooperação: Estimulamos a cooperação e integração entre os colaboradores e criamos metas claras para o alcance de objetivos comuns.
Inovação: Procuramos ir além do óbvio. Buscamos ideias inovadoras e criativas com vistas à melhoria das relações e processos institucionais.
Interface entre o PEI e o PPA
O Planejamento Estratégico Institucional - PEI é aprovado pelo Comitê Ministerial de Governança do Ministério da Economia - CMG, que, conforme a Portaria nº 123, de 27 de março de 2019, é a principal instância de governança do Ministério da Economia.
Todo esse processo de Planejamento visa à convergência das estruturas de governança e gestão, à integração dos esforços das Secretarias Especiais nas temáticas transversais, à agilidade e assertividade para a tomada de decisão no Ministério da Economia e ao monitoramento e avaliação do desdobramento do processo decisório, apresentando para isso, como principais produtos nas suas diferentes etapas:
Cadeias de Valor
Mapa estratégico
O mapa estratégico apresenta os grandes objetivos do Ministério da Economia para o período 2019-2022. As metas buscam apoiar a promoção de crescimento sustentável, o aumento de competitividade e eficiência, além de estimular a geração de empregos.