Notícias
Integração do Rio São Francisco – o andamento das obras
Disponível em:
http://integracao.gov.br/web/projeto-sao-francisco/o-andamento-das-obras
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
25/09/2019
Apresentação
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. Com a aceleração das obras, nos últimos dois anos, foi inaugurado o Eixo Leste do empreendimento, em março de 2017.
E as grandes estruturas que conduzem as águas do Rio São Francisco no outro eixo - o Norte - ficarão prontas ainda neste primeiro semestre de 2018. A expectativa é atender ainda neste ano a população cearense que, somente na região metropolitana, possui 4,5 milhões de pessoas.
Eixo Leste
Atualmente, 35 cidades nos estados de Pernambuco e da Paraíba recebem as águas do Velho Chico pelo Eixo Leste: Sertânia, Floresta, Arcoverde e Pesqueira, em Pernambuco; e os municípios paraibanos de Monteiro, Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras, Congo, Coxixola, Sumé, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Livramento e o distrito do Santa Luzia do Cariri. São quase um milhão de habitantes nessas localidades.
O tratamento e a distribuição da água são de responsabilidade dos governos dos estados.
No total, o Eixo Leste foi projetado para levar água para cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios que sofrem com a seca prolongada nos estados de Pernambuco e da Paraíba.
O trecho é composto por seis estações de bombeamento (EB), cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios que estão em pré-operação - fase de verificação do funcionamento das estruturas e dos equipamentos eletromecânicos.
As seis estações de bombeamento do Eixo Leste estão em operação (EBV-1, 2, 3, 4, 5 e 6), entre as cidades pernambucanas de Floresta , Custódia e Sertânia.
Para chegar até ao leito do Rio Paraíba, em Monteiro (PB), a água do São Francisco percorre os 217 quilômetros dos canais e das demais estruturas de engenharia do Eixo Leste, saindo de Floresta (PE).
Eixo Norte
Em fevereiro de 2018, o Governo Federal acionou a segunda estação de bombeamento (EBI-2) do eixo, em Cabrobó (PE). O funcionamento permitiu que as águas do 'Velho Chico' continuem avançando pelos canais do trecho até perenizar o açude Nilo Coelho, na cidade de Terra Nova (PE), no momento com o nível baixo. A iniciativa tem reforçado e garantido o abastecimento de 9,2 mil habitantes do município - 4,2 mil na área rural e 5 mil na urbana.
Desde novembro de 2017, o Eixo Norte contempla também cerca de 3,2 mil moradores e produtores de cebola da região de Cabrobó (PE), de 17 comunidades rurais.
A primeira etapa (Meta 1N) é o trecho que dá funcionalidade a todo o Eixo Norte está em atividade e possui 140 quilômetros de extensão.
Os outros trechos que compõem o Eixo Norte: metas 2N e 3N estão em fase final de construção, com 99,5% e 98,40% de execução respectivamente. (conforme detalhamento abaixo nesta página)
No total, a água do 'Velho Chico' vai beneficiar cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios nesses estados, dos quais 4,5 milhões somente na Região Metropolitana da capital cearense.
Avanços
O empreendimento apresenta 96,40% de avanço operacional nos dois eixos, com 100% de execução física no Leste. Ao todo, o Projeto São Francisco vai beneficiar mais de 12 milhões de habitantes em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Os dois eixos de transferência de água são organizados em seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L). Essas etapas são compostas pelos antigos 16 lotes do projeto.
EIXO LESTE
META 1L - Meta Piloto (16 quilômetros): Compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). A Meta 1L está 100% finalizada e está localizada em Floresta (PE).
META 2L - (167 quilômetros): Inicia na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). A Meta 2L está com 100% de execução física. O trecho passa pelos municípios de Floresta (PE), Custódia (PE) e Betânia (PE).
META 3L - (34 quilômetros): Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L está 100% concluída. A etapa passa pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).
EIXO NORTE
META 1N - (140 quilômetros): Vai da captação do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE). A Meta 1N apresenta 92,47% de execução física. As obras passam pelos municípios de Cabrobó (PE), Terra Nova (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE).
META 2N - (39 quilômetros): Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 99,5% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Jati, Brejo Santo e Mauriti, no estado do Ceará.
META 3N - (81 quilômetros): Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 98,40% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB).
Mão de obra
Em reta final de construção, o Projeto São Francisco conta com mais de 5,4 mil trabalhadores atuando nos dois eixos de transferência de água - Norte e Leste. Cerca de 2 mil equipamentos estão em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento.
Sobre o assunto
Situação volumétrica dos reservatórios das hidrelétricas da CHESF – 24/09/2019
http://www.suassuna.net.br/2019/09/situacao-volumetrica-dosreservatorios_24.html