Notícias
ANA aprimora gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio São Francisco
02/05/2019
Rio São Francisco - Imagem do Google
A *Resolução N° 2.081/ANA, de 04/12/2017, que entra em vigor a partir de 1° de maio de 2019*, é um relevante marco para a gestão dos recursos hídricos fruto de um processo construído a partir do diálogo com todos atores que atuam na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Este esforço coletivo permitiu que houvesse a migração da gestão de crise para a gestão de risco, numa demonstração que temos maturidade e conhecimento suficiente para vencermos desafios.
Particularmente tenho muito orgulho de ter participado e colaborado com esta conquista de um trabalho iniciado em 2013, sob a coordenação da ANA (com Joaquim Gondim exercendo com maestria a sua função) e a participação do CBHSF, ONS, CHESF, CEMIG, Órgãos Gestores de Recursos Hídricos (MG, BA, PE, AL, SE) e Usuários de Água.
Este resultado nos encoraja a enfrentar desafios ainda maiores, quais sejam: ampliação do monitoramento da qualidade da água, promoção de pulsos de vazão, vazões de entrega (pacto das água), gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas (a água é uma só), recuperação e preservação das áreas de recarga, despoluição, redução do desperdício e fortalecimento da governança.
Ao tempo que parabenizo a todos envolvidos. Um exemplo que certamente servirá de referência para o Brasil e para o planeta terra, dada a grandiosidade e complexidade do Velho Chico.
*Obra é importante, mas não produz água. O que produz água é gestão, governança e chuva (tenho dito)*.
Por Ailton Rocha, Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado de Sergipe
Acesse a resolução AQUI
Sobre o assunto
A geração de energia do Nordeste
http://cbhsaofrancisco.org.br/2017/?wpfb_dl=2625
De volta a níveis pré-seca, rio São Francisco tem menos restrições para uso das águas
http://www.suassuna.net.br/2019/05/de-voltaa-niveis-pre-seca-rio-sao.html
Mau uso da água subterrânea agrava a crise hídrica
http://www.suassuna.net.br/2019/05/mau-uso-da-agua-subterranea-agrava.html