Notícias
'Só um milagre de Deus salva o São Francisco’ (Março 2017)
Depoimentos cheios de lamúria marcam a reportagem feita pela equipe do portal Tribuna Hoje nas cidades de Penedo e Piaçabuçu, onde os ribeirinhos dizem esperar por um milagre de Deus para ver o Rio São Francisco imponente e farto de novo.
O Velho Chico, antes fonte de renda e sustento de dezenas de cidades alagoanas, está perdendo a vazão, suas águas estão ficando salgadas e os peixes típicos do rio estão desaparecendo.
“O rio era cheio, ia até o muro do cais. Hoje é uma lagoa. Hoje em dia tem espécie que não se pesca mais, o pirá, o capadinho. Hoje tem tucunaré e cará. É o que tem. O rio está seco demais. Não dá para navegar mais com barco grande, só lancha, por causa dos bancos de areia. Eu acho que deve ser por causa das barragens. São demais. Tem muitas. A gente fica sentido... Antes a gente pegava peixe com anzol, na beira do rio. Eu queria que as autoridades soltassem um pouco as águas das barragens. Estamos perdidos, ao Deus dará”, lamentou seu Manoel Pedro Neto, de 73 anos, morador do Povoado Saúde, no município de Santana do São Francisco, no lado de Sergipe, bem próximo a Penedo.
Link da matéria completa aqui!